Tapetes de Corpus Christi vão enfeitar 1 km de ruas do Centro de Pirapora
Suspensa nos últimos dois anos em decorrência da pandemia da Covid-19, a tradicional confecção de tapetes para a celebração de Corpus Christi estará de volta à cidade a partir da próxima semana.
Enquanto as equipes das secretarias de Cultura e Turismo e de Obras e Serviços Municipais promovem o tingimento do material que será utilizado, quase 200 pessoas começam a se preparar para confeccionar os 80 tapetes que serão espalhados por um quilômetro de ruas do Centro, nos arredores do Santuário do Senhor Bom Jesus. A montagem ocorrerá a partir do dia 15 de junho, quarta-feira, véspera do Corpus Christi, celebrado no próximo dia 16/6.
O prefeito de Pirapora, Dany Floresti (PSD), comemora a retomada de mais um evento tradicional da cidade. Com o arrefecimento da pandemia, o município já se abriu para as romarias na Semana Santa e realizou o 1º Caipirão, a festa junina de Pirapora. A recomendação para o Corpus Christi, no entanto, é que os fiéis utilizem máscara de proteção. “Aos poucos estamos retomando o calendário de eventos da nossa cidade e o Corpus Christi se insere neste contexto. As celebrações em Pirapora são tradicionais na região, atraindo fiéis de muitas cidades que vêm participar das missas no Santuário e admirar os tapetes que são feitos artesanalmente, em mais uma prova de devoção e fé do povo piraporano”, afirmou o prefeito.
Para confecção dos tapetes são utilizados quase oito caminhões de matéria-prima que incluem, entre outras coisas, pó químico e álcool, além da mão de obra de centenas de pessoas, numa força-tarefa que reúne escolas, comunidades religiosas, pastorais da igreja católica e voluntários.
Além dos tapetes espalhados pelas vias, o Corpus Christi em Pirapora mantém a tradição dos moradores enfeitarem as janelas e montarem altares nas suas casas para a procissão do Santíssimo Sacramento.
“É, sem dúvida, uma festa que une ainda mais a população de Pirapora. As pessoas param tudo o que estão fazendo para ajudar a enfeitar nossa cidade, confeccionar os tapetes e reverenciar o sacramento, o corpo de Cristo, principal base do catolicismo que tem, em Pirapora, uma das maiores representações no Estado de São Paulo”, salienta Vitor Santos, secretário de Cultura e Turismo da cidade.