Início Cidades Barueri promove testagem de Covid nas UBSs e PSs da cidade

Barueri promove testagem de Covid nas UBSs e PSs da cidade

725
0
Foto: Ricardo Santos/Secom

 

Prefeitura orienta população à procura de testes para detecção de Covid-19 na rede municipal de Barueri

Em razão do aumento no registro de casos de Covid-19 nas últimas semanas em todo o país, a Prefeitura de Barueri apontou nos últimos dias que a procura pelo teste rápido de antígeno para detecção da doença também tem sido elevada na cidade. Por isso, no início desta semana, a administração municipal divulgou material com o propósito de orientar às pessoas com suspeita de contaminação, que elas podem fazer o teste na rede municipal de saúde gratuitamente, mas devem ser submetidos à avaliação clínica prévia.
Os testes rápidos para antígeno da Covid-19 podem ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou nos Prontos-Socorros de Barueri, desde que a pessoa esteja com sintomas e haja indicação médica. Ao chegar na unidade, a pessoa passa pela triagem e, conforme avaliação clínica, é encaminhada ao teste. Se der positivo, automaticamente é encaminhada ao médico para tratamento. Para os casos com sintomas considerados leves, o teste pode ser agendado pelo aplicativo “Saúde Barueri” no Centro de Diagnósticos.

TIPOS DE TESTES

Na Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs), a prioridade para os testes rápidos vai para os grupos de risco com síndrome gripal, que são pacientes com comorbidades, gestantes e puérperas, profissionais de saúde, pessoas não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto, a população em situação de rua e também as crianças de zero a 13 anos.
O teste antígeno para detecção da Covid-19 pode apresentar o resultado em aproximadamente 15 minutos. No entanto, esse tipo de testagem tende a ser mais confiável se feito naquelas pessoas com sintomas da doença – tosse seca e persistente, febre acima de 38º C, cansaço excessivo, dor muscular generalizada, dor de cabeça, garganta inflamada, coriza ou nariz entupido, perda de gosto ou olfato e desarranjos intestinais.
Nas pessoas sem sintomas, a Prefeitura aconselha a testagem pelo método RT-PCR, com resultado mais demorado, mas que detecta a doença mesmo com a carga viral mais baixa.
Em qualquer um do s casos, o ideal é que os exames sejam feitos entre três e cinco dias após o início dos sintomas, quando a carga viral está mais alta.

O ideal é que os exames sejam feitos entre três e cinco dias após o início dos sintomas – Foto: Ricardo Santos/Secom