Início Geral PZ Morre o jornalista Antônio Júlio Baltazar

Morre o jornalista Antônio Júlio Baltazar

537
0

Jornalismo esportivo perde Antônio Júlio Baltazar

A classe jornalística e também política da região Oeste lamentou na última quarta-feira, 22 de junho, o falecimento do jornalista Antônio Júlio Baltazar, aos 83 anos de idade.
Baltazar, que atuou em vários segmentos do jornalismo em toda a região, notabilizou-se pela condução, por quase 50 anos, da equipe esportiva radiofônica “Furacão nos Esportes”, ao lado do amigo e ex-atleta profissional Toni Marchetti. Nessa jornada, sempre mostrou-se orgulhoso por ter participado presencialmente da cobertura de oito copas do mundo de futebol, duas olimpíadas e mais de 200 transmissões internacionais. Em todo esse período, também cobriu eleições e tantos outros eventos sazonais. “Minha atividade na rádio possibilitou viagens por grande parte do mundo, vivenciando diferentes costumes e culturas em mais de 130 países por onde passei”, dizia Baltazar.
Natural de Tambaú, Interior do Estado de São Paulo, Baltazar chegou em Osasco em 1941, na “bagagem” dos pais que procuravam se estabelecer em novos empreendimentos. No decorrer de sua vida profissional, formou-se em Química, Direito, Jornalismo e Propaganda e Marketing. Atuou por diversas vezes como secretário de Comunicação Social em Osasco e em Barueri, além de outras passagens nos primeiros escalões dessas administrações públicas.
Recentemente, Baltazar vinha lutando com problemas de saúde em razão de uma cirurgia coronária realizada nos últimos anos. Esteve internado nos últimos dias num hospital de Osasco, onde veio a falecer na última quarta-feira. Seu corpo foi velado e sepultado no mesmo dia no Cemitério de Barueri, ao lado de sua amada Maria Ilda, também falecida há alguns anos. Baltazar deixa uma única filha, Fátima Baltazar, também jornalista.
Numa de suas mais recentes aparições e atuações públicas, em 16 de março deste ano, Baltazar apresentou seu livro “Malucos por Rádio”, onde narra as histórias de sua trajetória profissional e pessoal pelos quase 50 anos da “Equipe Furacão”. “É um sonho que se realiza”, dizia Baltazar na noite de lançamento da obra.

Em março deste ano, Baltazar realizou “o sonho” de publicar seu livro “Malucos por Rádio”