Criado e realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região e produzido pela Brazucah Produções, o projeto CineB Solar está completando 15 anos de atuação exibindo sessões de cinema utilizando-se de energia solar captada através de um veículo equipado com placas solares, baterias e conversor. É, portanto, o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia solar, num trabalho de consciência ambiental e sustentabilidade.
O projeto chega nesta sexta-feira, 22, à cidade de Jandira, apresentando seis curtas-metragens nacionais. São eles: As aventuras de Pety (duração: 14 minutos e 16 segundos); De onde vêm os dragões (9m54s); O menino leão e a menina coruja (16m05s); O gigante (10m34s); Os segredos do grande rio (5m41s) e PlantaE (10m23s).
Seguindo as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, como a obrigatoriedade da utilização de máscaras, o distanciamento entre as poltronas, a comprovação de vacinação e a disponibilização de álcool em gel, a estrutura do CineB Solar receberá o público a partir das 19 horas na Comunidade Cáritas São Francisco de Assis, que fica na rua Paloma Carolina, 205, Vila Dolores Paschoalin, em Jandira. As exibições são gratuitas à população.