Creche considerada a ‘maior do país’ tem edificação voltada à sustentabilidade
Assim como estava previsto, o prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos), foi o anfitrião de uma grande cerimônia realizada no sábado, 16/7, no Jardim Piratininga, para inauguração do Mundo da Criança, considerada pela Prefeitura local como a maior creche do Brasil. O prefeito esteve acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Aline Lins; e descerrou a placa juntamente com os secretários de Educação, Cláudio Piteri (titular) e José Toste (adjunto); do presidente da Fito, José Carlos Pedroso; vereadores, autoridades locais, as diretoras Roseli C. Dezotti (geral) e Mailise H. Herrerias (unidade); o coordenador de TI, Leandro Rodrigues; entre outros.
“O sonho transformou-se em realidade. Entregamos a maior creche do Brasil, com 1.300 vagas em período integral e amplo complexo de lazer. Tem amor em cada pedacinho dessa unidade. Quando assumi a gestão tínhamos um déficit de quase 12 mil vagas em creches na cidade, hoje, com essa entrega, teremos um déficit de 2 mil e não vamos parar de trabalhar enquanto não zerarmos a fila de vagas por creche em Osasco. Que Deus nos permita seguir nessa nossa missão de fazermos de Osasco uma cidade cada vez melhor!”, ressaltou Rogério Lins durante discurso.
GUAÇU PITERI
A unidade recebeu o nome do professor Guaçu Piteri (já falecido), ex-deputado estadual e ex-prefeito de Osasco, pai do atual secretário de Educação, Cláudio Piteri que, acompanhado de sua família, agradeceu o prefeito Rogério Lins e o apoio da Câmara Municipal pela homenagem. “A vida da gente impõe desafios e momentos inesquecíveis. Quem teve a oportunidade de conviver com o Guaçu Piteri, conheceu um homem de várias facetas: figura pública, amigo, homem que honrava a palavra; Guaçu esposo, pai, sogro e avô, sempre amoroso com todos. Há 1 ano e um mês ele nos deixou. Obrigado, prefeito Rogério Lins, por estar sempre do meu lado. A Fito e o Ito foram duas instituições que meu pai tinha orgulho de ter criado enquanto prefeito do município, porque proporcionou a inclusão de milhares de jovens no mercado de trabalho. E, agora que estou secretário de Educação de seu governo, tenho orgulho de saber que estamos dando um salto de qualidade no ensino infantil. As crianças terão aqui um atendimento com tudo de melhor do ponto de vista da Educação. Sabemos do esforço que foi para entregar essa creche, então conte sempre com meu apoio”, reforçou Piteri.
O evento contou com diversas atrações para as famílias presentes, com plantio de mudas de árvores, animação com personagens infantis, tour com a comunidade pela escola, apresentações com a Orquestra da Fito e o Conservatório de Música e Dança Villa Lobos, entre outros.
INFRAESTRUTURA
O projeto da creche Mundo da Criança – Guaçu Piteri foi concebido, segundo a administração municipal, visando a sustentabilidade do prédio, que conta com captação de água de chuva para reuso (28 mil litros), tratamento de esgoto (33 mil litros) e cerca de mil metros quadrados de cobertura com painéis para captação de energia solar. Em nome da acessibilidade, os corredores (interno e externo) têm piso rodo-tátil e os banheiros adaptados para pessoas com deficiência (PCDs).
As janelas das salas receberam placas de isolamento acústico para evitar o ruído externo, em razão da proximidade da escola com a avenida e um conjunto habitacional. O prédio também terá gerador mecânico de 450 quilovolt ampere que será acionado em caso de falta de energia elétrica.
Para as atividades recreativas foram instalados três miniparques temáticos (Castelo, Aquaplay e Floresta), uma miniquadra de futebol com grama natural e duas quadras poliesportivas que poderão ser usadas pela comunidade local. Em uma área de 1.500 m² vai funcionar a horta da escola, onde serão plantados hortaliças e legumes para uso da própria comunidade escolar.
A creche tem 70 salas, sendo 38 de aula, berçário, fraldários, sala de amamentação, lactário, ambulatórios, duas salas de informática, uma sala multimídia, sala de professores, secretaria, almoxarifados e brinquedoteca, dois solários (um coberto e um a céu aberto), cozinha, padaria, refeitório, playground, anfiteatro com capacidade para 100 pessoas e vestiários.
Localizada na avenida Getúlio Vargas, 990, a unidade está programada para atender, em período integral, mais de 1.300 alunos de 4 meses a 4 anos (berçário 1 e 2 e maternal 1 e 2, oferecendo ensino do Sistema Positivo e mais de 6 mil refeições por dia.