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Estado desapropria áreas para expansão das vias marginais da Castello Branco

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As novas marginais (projetadas nas laterais) se estenderão de Barueri até Itapevi - Foto: Divulgação/ViaOeste

Decreto do governo do Estado libera mais de 17 mil km² em áreas desapropriadas para novas vias marginais da Castello

O governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), assinou na semana passada, dia 21 de julho, o Decreto nº 66.987 pelo qual declara a utilidade pública de áreas necessárias para implantação de vias marginais na rodovia Presidente Castello Branco (SP-280), na região de Barueri, e que chegarão até a divisa com o município de Itapevi.
As desapropriações de áreas particulares no entorno da rodovia administrada pela concessionária CCR ViaOeste e sob regulação da Agência Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) são necessárias para a implantação de novas faixas de rolamento no trecho entre o km 23+000 e o km 31+650.
O prolongamento das vias marginais da Castello Branco foi formalmente anunciado pelo governador Rodrigo Garcia em cerimônia realizada no dia 24 de maio, que contou com a presença do prefeito Rubens Furlan (PSDB) e diversas lideranças regionais. Naquela oportunidade, Garcia assinou a autorização para início das obras e anunciou que os investimentos para sua conclusão, em aproximadamente 35 meses, serão de R$ 815,4 milhões.

PISTAS, PONTES, TREVOS…

As vias marginais, na verdade, já existem desde o início da rodovia, construídas entre os anos 1980 e 1990 pela concessionária CCR ViaOeste, dentro do plano inicial de privatização das rodovias paulistas. Essas marginais que começam na altura do km 13, em Osasco, acompanham as vias expressas até a entrada do bairro do Alphaville, em Barueri, nos dois sentidos (Capital-Interior e vice-e-versa).
O novo investimento compreenderá na ampliação dessas vias marginais, partindo do km 22+500 até o km 27 nos dois sentidos da rodovia, passando de quatro para sete faixas de rolamento em cada sentido. A CCR ViaOeste também implantará faixa adicional na pista Oeste, sentido Interior, do km 27 ao km 31+650, trecho que passa pelos municípios de Barueri, Jandira e Itapevi.
As obras contemplarão ainda a construção de duas novas pontes sobre o rio Tietê, paralelas à atual ponte Guilherme de Almeida; além de adequações do sistema viário municipal, com interligações à avenida Dr. Dib Sauaia Neto, rua da Prata, avenida Guilherme Perereca Guglielmo e novo acesso para a avenida Café do Ponto. Também haverá adequações viárias no trevo de acesso ao Alphaville, no km 23; e também no trevo de Barueri, no km 26.
O decreto assinado pelo governador no dia 21 de julho prevê a desapropriação de 12 áreas, num total de 17.861,57 km² e foi publicado no Diário Oficial do dia 22 de julho.