Início Cidades Avaliação remota pela teletriagem define urgência de atendimento nos hospitais veterinários de...

Avaliação remota pela teletriagem define urgência de atendimento nos hospitais veterinários de Osasco

480
0
Os dois hospitais veterinários da cidade atendem gratuitamente a população - Foto: Marcelo Deck

Desde abril deste ano, as duas unidades do Hospital Veterinário de Osasco oferecem um novo serviço aos donos ou tutores de animais de estimação, que é o serviço de teletriagem implantado para atendimento mais ágil. A teletriagem é uma modalidade remota de avaliação, encaminhamento e priorização de atendimentos e, por meio dela, é possível ampliar o nível de organização nas unidades, direcionando os atendimentos com base naqueles que são prioritários, que precisam de encaminhamento ou que podem ser resolvidos de maneira não urgente.
Para acessar o serviço, basta o dono do animal acessar os canais disponíveis, pelo site https://hospitalveterinariopublico.com.br/ ou pelo telefone (11) 93352-0196, para que o pet passe por uma espécie de pré-consulta on-line. Caso seja necessário, o veterinário pode orientar o comparecimento presencial.
As duas unidades do Hospital Veterinário de Osasco estão localizadas no Jardim Wilson e Parque Mazzei, atendendo gratuitamente a população. De acordo com a Prefeitura, desde que o serviço foi implantado, foram realizados 503 atendimentos, sendo 115 em abril, 116 em maio, 124 em junho e 148 em julho. Os números levam em conta, em cada um dos meses, a quantidade de casos encaminhados, retorno (presencial) e novos atendimentos.

11 MIL CONSULTAS

A unidade do Parque Mazzei está localizada na avenida Lourenço Belloli, 1.480, na zona Norte, e atende casos de alta complexidade, com clínica geral, três centros cirúrgicos (tecidos moles, ortopédico e geral), raio-x, exames de imagem e de laboratório clínico. Já a unidade Manchinha, no Jardim Wilson, fica na avenida Franz Voegeli, 930, na zona Sul, e atende apenas casos de baixa complexidade.
De acordo com relatório do Departamento de Fauna e Bem-Estar Animal, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e divulgado pela Secretaria de Comunicação, passaram por consultas nos seis primeiros meses de 2022, nos dois hospitais veterinários municipais, 11.181 animais. Foram feitos ainda 35.308 serviços laboratoriais, 25.266 administrações de medicação e 1.227 cirurgias, entre outros procedimentos.
As duas unidades oferecem consultas gratuitas de segunda a sexta-feira, das h às 17 horas, e são administradas pela Associação de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa), sob supervisão do Departamento de Fauna e Bem-Estar Animal.
As consultas na unidade da zona Norte são feitas por encaminhamento da unidade Manchinha ou diretamente no local. O sistema de atendimento nos dois hospitais é feito por meio de distribuição de senhas, a partir das 7h30.