Início Cidades Barueri instala botoeiras sonoras em semáforos no Centro da cidade

Barueri instala botoeiras sonoras em semáforos no Centro da cidade

934
0
Foto: Emanuel Assis/Semurb

Sistema sonoro para deficientes visuais chega a semáforos do Centro de Barueri

A Prefeitura de Barueri instalou nos últimos dias, na região central da cidade, dispositivos sonoros que, atrelados aos semáforos de trânsito, servirão para garantir a travessia das vias de forma mais segura às pessoas com deficiência visual e de baixa visão.
Num trabalho conjunto entre as secretarias municipais de Mobilidade Urbana (Semurb) e dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD), as chamadas botoeiras sonoras foram instaladas nas travessias das avenidas Henriqueta Mendes Guerra e Vinte Seis de Março, que dão acessos à Farmácia Municipal 24 horas e ao Terminal Rodoferroviário Gualberto Tolaine, via rua Campos Sales, ambas situadas no Centro. O novo sistema se soma ao dispositivo já instalado em frente à SDPD.

BOTÃO SONORO

O dispositivo é acionado pelo próprio pedestre que, ao apertar o botão, emite uma fala seguida de um “bipe” que indica o tempo certo para a travessia. Basta apertar o botão por três segundos e aguardar as instruções sonoras.
“Esses semáforos controlam todo o movimento, que é muito intenso nessa região, tanto de pedestres quanto de veículos. Isso porque dão acessos a locais de maior fluxo, que são terminais rodoviários e os comércios, assim como a Farmácia Municipal. Com o dispositivo sonoro as pessoas com deficiência visual vão saber quando devem atravessar nas faixas de pedestres”, ressalta o coordenador de Mobilidade Urbana da Prefeitura, José Luiz Pinheiro Oliveira.
O som emitido pelos semáforos também conta com um sistema de controle de ruído que aumenta ou diminui a intensidade sonora de acordo com o ambiente externo.
“Sempre fizemos essa aproximação com a Semurb para melhorar a mobilidade da pessoa com deficiência. Nos reunimos para saber quais seriam os primeiros locais a receberem o novo sistema e assim conseguimos ampliar a acessibilidade”, ressalta o secretário da SDPD, Carlos Roberto da Silva (Prof. Carlinhos).

Pedestre aperta o botão e ouve instruções sonoras – Foto: Lourivaldo Fio/Secom