No início deste mês, em sessão legislativa realizada no dia 9/8, a Câmara Municipal de Carapicuíba aprovou o Projeto de Lei (PL) n° 3.011/2022, de autoria do vereador Prof. Naldo (PT), pelo qual pretende criar na cidade a Semana Municipal de Prevenção e Assistência Integral às Pessoas Portadoras de Anemia Falciforme.
Durante a sessão, Prof. Naldo esteve acompanhado de Sheila Ventura, presidente da Aprofe – Saúde da Pessoa Negra, que explicou aos presentes sobre a doença, informando que a Anemia Falciforme é hereditária, ou seja, transmitida de pais para filhos. Os portadores têm suas hemácias não redondas e, sim, com forma de meia lua ou foice. Essas células afoiçadas têm muita dificuldade de passar pelas veias que levam o sangue para os órgãos, ocasionando seu entupimento e muitas dores, principalmente nos ossos.
Para o vereador Prof. Naldo, “A Semana irá contribuir para estabelecer protocolos de atendimentos, qualificar a abordagem dos pacientes e familiares, buscar ações que melhorem a qualidade de vida dos pacientes e familiares, além de quebrar a barreira do preconceito”.
Caso o PL seja sancionado pelo prefeito Marcos Neves (PSDB), ele criará um novo inciso no artigo 10º da lei nº 2.143, já existente na cidade desde 2000, que cria justamente um programa para prevenção e assistência às pessoas portadora do traço e com anemia falciforme.