Início Cidades Pirapora recebe simulação de resgate e socorro a múltiplas vítimas

Pirapora recebe simulação de resgate e socorro a múltiplas vítimas

879
0
Foto: Divulgação/PMPBJ

Equipes de segurança e saúde de Pirapora preparam profissionais para atuação em situações de emergência

A cidade de Pirapora do Bom Jesus será palco neste sábado, dia 27 de agosto, de um simulado para preparar as equipes de saúde e segurança da cidade e região para acidentes com múltiplas vítimas. O treinamento prevê reunir 120 profissionais dos dois setores que serão capacitados para agirem em situações de alta complexidade.
A assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pirapora informou que a organização da ação estará a cargo da Secretaria Municipal da Saúde, sob coordenação do bombeiro oficial da reserva Claudinei Ferreira da Silva. Além de Pirapora, também os municípios de Araçariguama e Cabreúva participarão do simulado, que envolverá ainda equipes da Polícia Militar, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Demutran, SAMU (Regional Oeste e Araçariguama), SAE (Cabreúva) e a equipe do Pronto-Socorro de Pirapora.
“É a primeira vez na história que Pirapora vai sediar um simulado deste porte, com centenas de profissionais envolvidos. Nosso objetivo é preparar nossas equipes de saúde e segurança para agirem com rapidez e eficiência em acidentes com múltiplas vítimas. Esperamos que isso nunca aconteça na nossa cidade ou na região, mas, se acontecer, precisamos estar preparados para agir com competência”, afirmou o prefeito Dany Floresti (PSD).
Segundo o cronograma definido pela organização do treinamento, o simulado terá cinco horas de duração, capacitando todos os profissionais envolvidos para agirem em um momento de emergência; com treinamento que envolve simulação de resgate, primeiros socorros, remoção e atendimento das vítimas, entre outras coisas.
“Simulados como esses nos dão a segurança de que nossas equipes estarão preparadas para situações extremas em que, apesar da gravidade, é preciso ter calma e saber exatamente o que precisa ser feito para salvar vidas”, finalizou o prefeito.

Profissionais de diversas áreas e de outras cidades estarão envolvidos na ação – Foto: Divulgação/PMPBJ