Início Cidades Com salas Lilás e de Reconhecimento, IML e SVO voltam a atender...

Com salas Lilás e de Reconhecimento, IML e SVO voltam a atender em endereço tradicional em Osasco

951
0
Novo prédio teve ampliação de 120 m² em área construída - Foto: Marcelo Deck

Depois de um período fechado para reforma e ampliação do prédio, os trabalhos do Serviço de Verificação de Óbitos de Osasco (SVO) e do Instituto Médico Legal (IML) voltaram a ser realizados em seu endereço original, à rua Diogo Benitez, 100, na Vila Osasco (região do Bela Vista), desde a terça-feira, dia 30/8. Durante o período de obras, as atividades tiveram de ser transferidas para a Policlínica da zona Norte, no bairro do Jardim Piratininga.
Os serviços do SVO e do IML são integrados e têm a gestão compartilhada entre a Prefeitura e governo do Estado. O IML de Osasco oferece atendimento de perícia (corpo de delito) e necropsia, ou seja, com vinculação à Superintendência da Polícia Técnico-Científica do Estado São Paulo, fornece bases técnicas em Medicina Legal para o julgamento de causas criminais, sendo a necropsia (exame do indivíduo após a morte violenta ou suspeita), a mais conhecida das funções. Já o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), vinculado à Prefeitura, constitui-se no exame dos corpos de pessoas que morrem sem assistência médica ou por causas naturais desconhecidas, excluídas aquelas que foram vítimas de violência.
Segundo a Prefeitura, a reforma geral do prédio contou com pintura interna e externa, manutenção elétrica e hidráulica, troca de pisos, portões, portas e janelas e nova iluminação para os ambientes, recepção, sanitários, salas de administração, espera, corpo de delito, necropsia, câmara fria, almoxarifado e outros. Também foram adquiridos novo mobiliário, equipamentos e materiais para a execução dos serviços. Com a modernização, o espaço ganhou a “Sala Lilás”, que atenderá exclusivamente mulheres vítimas de violência, e a Sala de Reconhecimento, com divisória e proteção de vidro, sem que haja contato direto com o corpo.
Um dia antes da reabertura, na segunda-feira, dia 29/8, o prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos), esteve acompanhado de uma grande comitiva de autoridades municipais e estaduais para promover uma visita técnica ao local. Durante a visita, seu secretário da Saúde, Fernando Machado, se manifestou sobre a reforma: “O grande diferencial da obra foi a ampliação de 120 m² de área construída. A Câmara Fria, que é um espaço delicado e extremante técnico, passamos de 6 metros para 25m², o que permite que tenhamos um maior armazenamento. Não é a palavra mais indicada, mas dentro do cenário que passamos com a pandemia, era uma necessidade ter um espaço maior que oferecesse mais dignidade na dispensação dos corpos para o sepultamento adequado de todos os que aqui adentrarem. Foi toda uma preocupação da Secretaria de Saúde, dos técnicos e da Prefeitura nesta questão para com os munícipes e familiares, então é um ganho extremamente importante, num momento sempre difícil para as famílias”, explicou.
Além de atender aos moradores de Osasco, o SVO e o IML atendem também outras seis cidades da região Oeste da Grande São Paulo: Barueri, Carapicuíba, Jandira, Itapevi, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus.

Espaço para dispensação dos corpos também foi aumentado – Foto: Marcelo Deck