A irmandade mundial conhecida como Alcoólicos Anônimos (A.A.) tem como objetivo formar grupos de homens e mulheres para se ajudarem mutuamente na luta contra os efeitos das bebidas alcoólicas, oferecendo apoio àqueles que desejam permanecer sóbrios e, especialmente, parar de beber. Por serem todos alcoólicos, seus integrantes têm uma compreensão mútua especial, reconhecendo como essa doença os atinge e aprendendo como se recuperar.
No Brasil, a instituição Alcoólicos Anônimos completou 75 anos de existência no dia 5 de setembro, tendo seu primeiro grupo sido montado em 1947, no Rio de Janeiro. A iniciativa partiu do publicitário americano Herbert L. que, a serviço no Brasil, trouxe a experiência do trabalho desenvolvido nos Estados Unidos.
Atualmente, os Alcoólicos Anônimos contam com quase 5 mil grupos espalhados por todo o país, sendo o único requisito para que a pessoa integre um grupo ter o desejo de parar de beber.
Em São Paulo, a primeira unidade do AA foi fundada em abril de 1968 (54 anos) e em Osasco, na Região Metropolitana, ela se implantou em janeiro de 1970 (52 anos).
Atualmente, existem quatro grupos em atuação em Osasco: Cristo Operário (R. Vitporio Tafarello, 384 – 1º andar sl. 4 – Km 18); São Paulo da Crua (R. Imperatriz, 119 – Jd. Sto. Antônio); Luz da Pira (R. General Labatut, 97 – Jd. Piratininga); e Valor da Vida (R. da Saudade, 60 – Jd. Bela Vista).
Todas as reuniões nesses grupos são abertas, sem cobrança de taxas ou qualquer outra exigência. Os telefones disponibilizados para maiores informações são: 3315-0040, 3315-0216 e 3315-9333 (24h).
Mais informações também podem ser obtidas pelo site oficial www.aa.org.br.