Barueri dá início ao reforço de segurança na cidade que se estenderá até o final do ano
Começou na quinta-feira, dia 6, sob coordenação da Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS) da Prefeitura de Barueri, a Operação Primavera Segura, com atuação em pontos estratégicos da cidade, principalmente nos centros comerciais e nas divisas com as cidades vizinhas. A operação está prevista para acontecer até o dia 21 de dezembro, incluindo, portanto, o período de festas de final de ano, em que há atividade mais intensa no comércio e na circulação de dinheiro.
O chefe de Gabinete de Tecnologias da SSUDS, Francisco Alves Cangerana Neto, explica que a Primavera Segura é um esforço maior dos órgãos de segurança nos âmbitos municipais, estaduais e federal, trabalhando integradamente para tornar mais tranquila a vida de consumidores e lojistas. “Vamos atuar em basicamente dois pilares, com policiamento preventivo em pontos sensíveis, como áreas comerciais e regiões de divisas, e com uso intenso de tecnologia para pronta resposta em eventual ocorrência de crime”, resumiu.
No caso do uso de tecnologia, Cangerana adianta que os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) atuarão com câmeras embarcadas nas viaturas e óculos digitais conectados, equipamentos utilizados para transmitir informações em tempo real e agilizar a atuação dos guardas e demais agentes de segurança. Haverá ainda, na sede da Secretaria, um Centro de Comunicação especialmente montado para monitorar a operação e servir de ponto de inteligência na integração entre GCM, agentes de trânsito, Polícia Militar e dados fornecidos por órgãos federais ligados à segurança. Também devem participar dessa operação as GCMs dos municípios de Carapicuíba, Santana de Parnaíba, Jandira e Osasco.
AÇÕES COMPARTILHADAS
Como parte da operação para reforçar a segurança na cidade, a SSUDS já realizou duas reuniões com representantes de associações da sociedade civil. Outras reuniões também estão previstas. O objetivo é colher informações dos locais de presença dessas entidades para formar um diagnóstico preciso a fim de subsidiar as ações a serem realizadas.
Participam entidades como a Associação Comercial e Industrial de Barueri (Acib), Conseg Alphaville/Tamboré (Conselho Comunitário de Segurança), Associação 18 do Forte Empresarial, Sociedade Centro Empresarial Tamboré, entre outras.