Início Geral PZ Governo de São Paulo prorroga campanha de multivacinação e poliomielite até final...

Governo de São Paulo prorroga campanha de multivacinação e poliomielite até final de outubro

1124
0
Crianças e adolescentes de 0 a 15 anos devem atentar para o calendário de vacinação - Foto: Ricardo Santos/Arquivo Secom/PMB

A Campanha nacional de multivacinação e também contra a poliomielite terminou oficialmente no final de setembro, dia 30. No Estado de São Paulo, entretanto, devido à baixa demanda e sob o risco de reintrodução da pólio no Brasil, o governo estadual prorrogou a campanha de vacinação para crianças e adolescentes de 0 a 15 anos de idade até o dia 31 de outubro. Segundo dados do governo, apenas 25,8% do público-alvo procuraram os postos para se vacinar.
“Esta é mais uma oportunidade para os pais e responsáveis procurarem os postos de vacinação e levarem seus filhos para se vacinar. Estamos em um momento importante e, infelizmente, com baixas coberturas vacinais, o que pode acarretar na volta de doenças graves que estavam eliminadas do nosso Estado”, reforça Regiane de Paula, da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde.
Contra a poliomielite, foram imunizadas 1,1 milhão de crianças, o que representa 49,2% do público-alvo dessa faixa etária. A vacinação contra essa doença é fundamental para evitar o risco de reintrodução do vírus, do qual não se tem registro de caso no Estado há mais de 30 anos. A vacina é indicada para todas as crianças de 2 meses a menores de um ano de idade.
Na população de 5 a 14 anos, compareceram nos postos de vacinação 707 mil pessoas da faixa etária, o que representa 11,3% do público-alvo. Desses, 60,5% foram encaminhados para receber alguma vacina do calendário.
A melhor cobertura fica por conta das crianças com menos de 1 ano, que atingiu 91% de comparecimento, o que representa 502 mil pessoas.
Das cidades da região Oeste, apenas Barueri apresentou dados nesta semana, informando que, “até o final de agosto não chegou atingir a 60% do público-alvo. Assim, até o fim do mês, a Prefeitura de Barueri vai oferecer todas as vacinas do calendário básico de vacinação”, informou a administração municipal através de material divulgado à imprensa.