Início Cidades Novo Centro de Hemodinâmica do Hospital de Barueri amplia capacidade de atendimento

Novo Centro de Hemodinâmica do Hospital de Barueri amplia capacidade de atendimento

804
0
Foto: Benjamim Sepulvida/Secom

Angiógrafo de última geração equipa novo Centro de Hemodinâmica do Hospital de Barueri

Ao lado de diversas autoridades, o secretário municipal de Saúde de Barueri, Dionísio Alvarez Mateos Filho, inaugurou na quinta-feira da semana passada, dia 6/10, o novo Centro de Hemodinâmica do Hospital Municipal de Barueri (HMB) Dr. Francisco Moran. Com o novo e equipado espaço, a expectativa da classe médica de Barueri é que os pacientes da cidade não tenham mais que ser deslocados para hospitais de outros municípios para exames cardíacos ou vasculares o que, dependendo da gravidade do caso, o cuidado em um hospital próximo pode ser decisivo para a vida do paciente.
O novo Centro conta com quatro leitos e um dos mais modernos angiógrafos disponíveis no mercado. Fabricado pela alemã Siemens, o equipamento é de última geração, com alta capacidade de resolutividade em diagnóstico e intervenção. Ou seja, a qualidade das imagens permite ao médico descobrir a causa do problema e intervir com mais segurança. A visualização do chamado stent, por exemplo, fica bem mais nítida com o aparelho.
Chamado Artis One, o equipamento faz procedimentos ligados às doenças do coração, como infarto agudo do miocárdio, e de doenças arteriais periféricas (DAP), que são distúrbios que atingem a circulação das pernas e dos pés. Neste primeiro momento, serão 60 procedimentos: 50 vasculares e 10 arteriais periféricos.
CAPACIDADE
AMPLIADA

Ao cortar a faixa de inauguração do novo espaço, Dionísio Mateos Filho explicou que o equipamento tem capacidade para fazer mais que 60 procedimentos, quantidade que pode ser revista mais adiante. Até a chegada do novo Centro, Barueri recebia, em média, 30 solicitações de encaminhamentos para procedimentos cardíacos ou vasculares para hospitais de outras cidades. “A Prefeitura não deixa de fazer nada para a Saúde atender o mais prontamente possível o morador quando ele precisa recorrer à rede municipal”, disse o secretário, lembrando ainda que o angiógrafo ocupa menos espaço físico nas dependências do Hospital, mas apesar de mais compacto, tem capacidade para atender uma pessoa de até 420 kg.
“Por fim, outra vantagem, que não é pouca coisa, está no aspecto de que, por suas dimensões e design, este angiógrafo permite ao médico uma proximidade muito maior com o paciente, o que acaba por humanizar o atendimento”, completou o secretário de Saúde.

O secretário Dionísio (ao microfone) ressaltou a capacidade do equipamento à disposição da população  – Foto: Benjamim Sepulvida/Secom