O mês de outubro já é conhecido mundialmente por iniciativas relacionadas à conscientização de mulheres e da sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, do câncer de colo do útero. Conhecido como Outubro Rosa, o movimento é celebrado anualmente desde os anos 1990.
As ações incentivam as mulheres a realizarem a mamografia, atitude que ajuda no rastreamento dos casos ainda em estágios iniciais, contribuindo para a redução das taxas de mortalidade.
Em apoio ao movimento, a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo está organizando uma campanha para arrecadação de lenços, bijuterias e batons que serão destinados a mulheres em tratamento do câncer.
Os postos de coletas estão espalhados por todo o Estado, acontecendo nas sedes das 26 Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads). Uma dessas unidades, ligadas à região Oeste da Grande São Paulo, está localizada em Osasco e os objetos podem ser doados na rua Nelson Camargo, 299, Jardim Agu, no Centro da cidade.
O período de arrecadação será encerrado na primeira semana de novembro. Na sequência, os objetos arrecadados serão doados a instituições e hospitais ligados à saúde da Mulher.