Início Geral PZ Prefeituras e órgãos públicos preparam ‘mega feriadão’ para a próxima semana

Prefeituras e órgãos públicos preparam ‘mega feriadão’ para a próxima semana

610
0
“Novembro mágico”: calendário prevê uma série de feriados e pontos facultativos - Foto: Arquivo/PZ

Feriados e pontos facultativos diminuem expediente de novembro nas repartições públicas da região

Os servidores das prefeituras, câmaras municipais e diversos órgãos públicos municipais em toda a região terão, a partir do próximo final de semana, uma série de folgas no expediente de trabalho, privilégio que não terão, necessariamente, os trabalhadores da chamada economia comum do país, como o comércio, a indústria ou os serviços.
De forma geral, o calendário oficial nas cidades prevê que o dia 28 de outubro, Dia do Servidor Público, seja tratado como ponto facultativo e, por consequência, sem expediente nas repartições pelo país inteiro. Neste ano, o 28 de outubro cairá na sexta-feira, o que já poderia significar uma emenda de três dias, juntando-se ao natural descanso de sábado e domingo.
Ocorre que, logo na semana seguinte, na quarta-feira, 2 de novembro, acontece o feriado nacional de Finados. Por isso, algumas dessas cidades, como é o caso de Osasco, Carapicuíba e Santana de Parnaíba, transferiram o ponto facultativo de sexta-feira, dia 28/10, para a segunda-feira, dia 31/10, decretando ainda outro ponto facultativo, no dia 1º de novembro (Dia de Todos os Santos), para que seja incorporado ao feriado do dia seguinte, 2/11. Com isso, nesses locais o expediente não ocorrerá nos dias 31/10, 1º e 2/11, que, juntando-se com o final de semana, permitirá um “feriadão” de cinco dias seguidos a seus servidores.
No caso de Barueri, o “feriadão” será ainda maior, pois, além do novo ponto facultativo na segunda-feira, dia 31/10, foi também mantido o de sexta-feira, 28/10. Com isso, os servidores baruerienses gozarão de um período de seis dias seguidos de folga.
Nos casos de Itapevi, Jandira e Pirapora do Bom Jesus, foi mantido apenas o ponto facultativo de sexta-feira, 28/10, não constando até o fechamento desta edição nenhuma publicação que encerrasse o expediente na segunda (31/10) e terça-feira (1º/11).

A ELEIÇÃO E MAIS FERIADOS

Para aqueles que pretendem exercer a cidadania do voto no 2º turno da eleição, o chamado “feriadão” pode ser prejudicado, já que no domingo, dia 30/10, eles deverão estar em seus domicílios eleitorais para cumprirem o compromisso com a urna eleitoral. Isso não impede, no entanto, que as pessoas façam viagens mais curtas e retornem às suas cidades apenas para o voto, retomando o período de folga em seguida. A emenda no calendário, no entanto, pode até significar uma espécie de “incentivo” para que algumas pessoas simplesmente não compareçam às urnas no dia da votação, optando por viagens e passeios.
Encerrado esse período entre o final de outubro e o início de novembro, no dia 15/11 haverá novo feriado nacional, destinado à celebração do Dia da Proclamação da República. Como essa data cairá numa terça-feira, todas as cidades da região já decretaram ponto facultativo na segunda-feira, dia 14/11. Ou seja: juntando-se ao sábado e domingo anteriores (dias 12 e 13), avistam-se aí mais quatro dias de “feriadão” para os servidores públicos da região.
No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, também será feriado na maioria dos municípios mas, neste caso, a data cairá num domingo.