Início Política Regional A urna e a ordem de votação

A urna e a ordem de votação

540
0
O primeiro voto será para governador; depois, o voto será para presidente - Foto: LR Moreira/Secom/TSE

O segundo turno das Eleições 2022 acontece neste domingo, dia 30 de outubro, em todo o território nacional e em 181 localidades no exterior. Mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores aptos a votar vão retornar às urnas eletrônicas para escolher, entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL), quem deverá ser o presidente da República pelos próximos quatro anos.
No entanto, em 12 unidades da Federação, o eleitorado votará em dois cargos, já que nesses locais também ficou para o segundo turno a decisão de quem será o próximo governador. No Estado de São Paulo, a disputa está entre Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos).

MOMENTO DO VOTO

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para este domingo as eleitoras e os eleitores contam com 1 segundo a mais para conferir o voto na urna eletrônica, antes de apertar a tecla verde “Confirma”. O objetivo do tempo extra é justamente estimular a conferência do voto com o máximo de atenção para evitar qualquer engano antes da confirmação.
No momento do voto, depois de se identificar ao fiscal da zona eleitoral, o eleitor vai à cabina de votação. Nesse momento, não poderá portar o aparelho de celular, que deverá ficar na mesa do fiscal ou numa mesinha aposta ao lado da cabina.
A ordem de votação será a seguinte: primeiro, o candidato a governador – a urna pedirá a digitação de dois dígitos com o número do candidato. Depois, na sequência, o candidato a presidente da República – também o eleitor terá de digitar os dois dígitos de seu candidato escolhido.
Cada candidato digitado terá sua foto apresentada na tela, para conferência do eleitor. A cada voto atribuído a um candidato deve-se apertar a tecla confirmar e, após ouvir o sinal próprio da urna, surge a tela para votação no candidato seguinte. No final, depois da escolha de todos os candidatos, aí sim o aparelho emitirá o clássico som, mas por um período mais longo, indicando a conclusão da votação pelo eleitor.