Início Política Regional País se mobiliza em torno da maior eleição de todos os tempos

País se mobiliza em torno da maior eleição de todos os tempos

833
0
Mais de 156,5 milhões de eleitores e eleitoras estão cadastrados para o pleito deste ano - Foto: Fotos Públicas

Neste domingo, dia 30 de outubro, o Brasil realizará o segundo turno das maiores eleições já realizadas nestes 90 anos de existência da Justiça Eleitoral. Neste último domingo de outubro, quase 156,5 milhões de eleitoras e eleitores – 697 mil no exterior – retornarão às urnas em 472.075 seções eleitorais localizadas nos 5.570 municípios do país e em 181 cidades no exterior, para eleger o presidente e o vice-presidente da República. Em 12 estados, a votação também será para governador e vice-governador.
Todo o contingente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, e dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de cada unidade da Federação está mobilizado: são 22 mil pessoas, entre servidores e colaboradores, além de mais de 2,6 mil juízas e juízes eleitorais e 2,6 mil promotoras e promotores do Ministério Público. Na linha de frente, estão cerca de 1,8 milhão de mesárias e mesários, dos quais mais de 857 mil são voluntários.
Essas pessoas são as responsáveis pela operação das mais de 577 mil urnas eletrônicas disponibilizadas para uso nas Eleições Gerais de 2022.
O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos.

CALENDÁRIO ELEITORAL

Pelo calendário regulamentado pelo TSE, na quinta-feira, dia 27, foi o último dia para a propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa. Mas a campanha não se encerrou a[i: até o sábado, 29/10, os candidatos ainda podem faze propagando eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som, entre as 8 e às 22 horas; distribuir material gráfico; promover caminhadas, carreatas ou passeatas acompanhados ou não por carro de som ou minitrio.
Antes disso, nesta sexta-feira, 28/10, se encerra a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão; assim como também é o último dia para divulgação paga na imprensa escrita. Também é o último dia para a realização de debates no rádio e na televisão.
Nesta edição que antecede o segundo turno e, portanto, a decisão por completo daqueles que não conseguiram a vitória em primeiro turno, o jornal Página Zero apresenta nesta e em outras páginas desta edição um resumo das candidaturas a presidente da República; ao governo do Estado de São Paulo (onde o jornal está inserido); as obrigações de candidatos e eleitores e várias informações básicas para orientar o eleitorado na hora do voto.