Início Política Regional TSE mantém horário unificado da eleição para todo o país

TSE mantém horário unificado da eleição para todo o país

502
0
Pelo horário de Brasília, a votação vai até às 17 horas

Nesse domingo, 30 de outubro, data do segundo turno das Eleições 2022, mais de 156 milhões de brasileiras e brasileiros retornam às urnas para escolher o presidente da República que comandará o Brasil pelos próximos quatro anos; além dos governadores em 12 estados que também não se decidiram no primeiro turno, em 2 de outubro. E, assim como naquela primeira etapa da votação, ela ocorrerá ao mesmo tempo nos 5.570 municípios do país: das 8 às 17 horas, pelo horário de Brasília.
O horário unificado de votação nos 26 estados e no Distrito Federal é uma das novidades das Eleições 2022. Isso faz com que todas as seções eleitorais funcionem simultaneamente. Por isso, municípios com fusos diferentes terão de se adequar ao horário da Capital federal. A mudança decorre de uma decisão do Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de dezembro de 2021, que foi incluída na Resolução TSE nº 23.669.
Pela nova regra, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, a votação vai das 7 às 16 horas do horário local. No Acre, acontecerá das 6 às 15 horas do horário local.
Em 11 municípios do Amazonas, que seguem o fuso do Acre, a votação também começará às 6 horas e terminará às 15 horas do horário local. São eles: Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Tabatinga e São Paulo de Olivença. Nos outros 51 municípios do Estado, será das 7 às 16 horas.
O eleitorado de Fernando de Noronha (PE), por sua vez, irá às urnas das 9 às 18 horas também do horário local. Tudo isso para coincidir com o horário de Brasília.
Já as 181 localidades no exterior em que ocorrerá eleição seguirão o horário original (das 8h às 17h) de acordo com o fuso local.