Início Cidades Após reformas, prédio do antigo Fórum de Barueri é reinaugurado

Após reformas, prédio do antigo Fórum de Barueri é reinaugurado

870
0
O antigo prédio foi reformado... - Foto:Nova Onda/Divulgação

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), desembargador Ricardo Mair Anafe, esteve ao lado do prefeito Rubens Furlan (PSDB), no final do mês de outubro, dia 20, para entrega das melhorias e reinauguração do Fórum da cidade “Desembargador Breno Caramuru Teixeira”, localizado no Jardim dos Camargos.
Com 3.215 m² de área construída em dois pavimentos, o Fórum passou por reforma completa desde 2020, incluindo adequação de espaços, trocas de janelas e melhorias em acessibilidade, visando maior conforto para jurisdicionados e operadores do Direito. As obras foram realizadas pela Secretaria de Obras da Prefeitura de Barueri.
Atualmente, o prédio abriga o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), dois cartórios eleitorais, uma unidade da Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) e uma unidade do Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi). Em funcionamento desde 1976, o prédio já abrigou as varas e cartórios judiciais da comarca até 2019, quando foi inaugurado o novo Fórum, localizado na Vila Porto, onde atualmente estão as seis varas cíveis, duas criminais, duas da Família, uma da Fazenda Pública e uma do Juizado Especial Cível e Criminal.
Durante a solenidade, o prefeito Rubens Furlan declarou que as obras de melhoria no prédio foram o resultado do trabalho conjunto da Prefeitura, do Poder Judiciário e do Ministério Público. “Temos que colocar em prática diariamente nossa determinação, que é a de melhor servir a população”, afirmou.
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ricardo Mair Anafe, elogiou a reforma transformando o local em um “prédio modelo” no Poder Judiciário. “É uma honra participar dessa inauguração e constatar que o novo prédio não tem comparação com o que era”, disse.
Estiveram ainda presentes à cerimônia o diretor da 1ª Vara Cível, juiz Bruno Paes Straforini; o presidente da Associação Paulista dos Técnicos Judiciários (Apatej), Ednaldo Batista; o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Artur César Beretta da Silveira; o coordenador da 4ª Circunscrição Judiciária-Osasco, desembargador Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa; o presidente da Câmara Municipal de Barueri, vereador Toninho Furlan; o secretário de Obras de Barueri, Beto Piteri; dentre outras autoridades.
O Fórum reinaugurado está localizado na rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, 110, Jardim dos Camargos.

…e reinaugurado pelas autoridades no final de outubro – Foto: Lourivaldo Fio/Secom