Campeão com apenas três derrotas na temporada, o Palmeiras terá a companhia do arquirrival Corinthians na fase de grupos da principal competição continental. São Paulo, Santos e Bragantino ficam com a Sul-Americana
Por Marcelino Lima
Em uma rodada na qual apenas quatro dos mandantes prevaleceram e apenas um dos paulistas venceu (ver quadros), chegou ao final no domingo, 13 de novembro, o Campeonato Brasileiro de futebol da Série A de 2022. Os placares registrados nos dez jogos iniciados no sábado, 12, com a virada do visitante e já rebaixado Avaí (SC) sobre o Flamengo (RJ), também determinaram a queda para a Série B do Atlético Goianiense — que se juntou ao Leão catarinense, ao Ceará (CE) e ao Juventude (RS) –; as seis equipes classificadas sem escalas para a fase de grupos da Copa Libertadores; duas que disputarão a repescagem (chamada de Pré-Libertadores); e outras seis que – entre a 9ª e a 14ª colocadas – conseguiram, ao menos, carimbar a passagem para a Copa Sul-Americana em 2023. Feito este balanço, apenas Coritiba (15º) e Cuiabá (16º) não estarão envolvidos com competições continentais no ano que vem, embora comemorem a permanência entre os que seguirão na Primeira Divisão nacional.
RODADA FINAL PARA OS PAULISTAS
Um dos duelos mais aguardados antes do apagar das luzes do Brasileirão 2022 era Internacional x Palmeiras. Esse clássico envolveu os dois melhores times do torneio. Já campeão com 81 pontos e em posse do troféu, o Verdão pôs em campo no Gigante da Beira Rio um time alternativo e conheceu sua terceira derrota — a única fora de casa e que quebrou uma série invicta de 22 partidas sem perder longe da Arena Palestra: 3×0 para o Colorado.
Em sua Arena Itaquera, o Corinthians recebeu o Atlético Mineiro. Embora não estivesse à beira do gramado por força de suspensão, o técnico Vitor Pereira colocou força máxima dentro das quatro linhas, mas amargou novo vacilo do alvinegro mosqueteiro. Ainda com chances de entrar direto na fase de grupos da Copa Libertadores, o Galo marcou 1×0, mas voltou a Belo Horizonte (MG) sem alcançar sua principal meta: como 7º, com 58, agora terá de passar pela Pré-Libertadores. Em 4º, com 65, o Timão não precisará trilhar este caminho, porém não levará à campanha na qual tentará o bicampeonato da Copa Libertadores o comandante Pereira: o português alega enfrentar problemas de saúde entre os familiares em seu país natal e anunciou após a bola rolar que não renovará seu contrato.
A segunda vaga para a Pré Libertadores coube ao Fortaleza (CE). O Leão da Pici consumou sua heroica recuperação na temporada ao terminá-la em 8º, com 55 pontos ganhos, após bater o Santos por 2×0, na Vila Belmiro; ao término do primeiro turno, o tricolor nordestino ocupava a “lanterna” (20ª casa), com apenas 15 pontos. Para o “Peixe”, que fez campanha das mais irregulares, encerrada em 12º lugar, com 47, restou a Sul-Americana.
O São Paulo também estará na próxima Copa Sul-Americana, prêmio pelo 9º posto, com 54 pontos ganhos, cumpridas as 38 rodadas. O “Clube da Fé” foi o único paulista a se despedir da torcida com vitória: 4×0, impostos ao Goiás, em Goiânia.
Último clube a se garantir na Sul-Americana, o Bragantino somou 44 pontos ganhos em 14º. O “Massa Bruta” definhou visivelmente nas rodadas finais e voltou a ser derrotado em seus domínios, agora pelo Fluminense (RJ). O tricolor das Laranjeiras venceu por 1×0, com mais um gol de Germán Cano — resultado com o qual assegurou a 3ª colocação. O centroavante argentino trocou abraços 26 vezes e liderou a artilharia ao anotar 6 tentos a mais que seu mais próximo perseguidor no certame: Pedro Raul, do Goiás, autor de 19.
O que cada clube alcançou para 2023
Clubes na fase de grupos da Libertadores 2023
Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians,
Flamengo (campeão da Copa do Brasil e atual vencedor do torneio) e Athletico
Equipes que passarão pela Pré-Libertadores
Atlético Mineiro e Fortaleza
Classificados para a Sul-Americana
São Paulo, América, Botafogo, Santos, Goiás e Bragantino
Rebaixados para a Série B
Ceará, Atlético Goianiense, Avaí e Juventude
CLASSIFICAÇÃO FINAL do brasileirão 2022
(Após 38 rodadas disputadas)
POS. CLUBE PG
1° Palmeiras 81
2° Internacional 73
3° Fluminense 70
4° Corinthians 65
5° Flamengo 62
6° Athletico 58
7° Atlético-MG 58
8° Fortaleza 55
9° São Paulo 54
10° América 53
11° Botafogo 53
12° Santos 47
13° Goiás 46
14° Bragantino 44
15° Coritiba 42
16° Cuiabá 41
17° Ceará 37
18° Atlético-GO 36
19° Avaí 35
20° Juventude 22
Resultados as 38ª rodada: Flamengo 1×2 Avaí; Internacional 3×0 Palmeiras; Corinthians 0x1 Atlético Mineiro; Santos 0x2 Fortaleza; Goiás 0x4 São Paulo; Bragantino 0x1 Fluminense; América 1×1 Atlético Goianiense; Athletico 2×0 Botafogo; Cuiabá 2×1 Coritiba e Ceará 4×1 Juventude.