Início Política Regional Prefeito de Vargem Grande assumirá presidência do Cioeste a partir de janeiro

Prefeito de Vargem Grande assumirá presidência do Cioeste a partir de janeiro

441
0
Josué Ramos foi escolhido por unanimidade dos integrantes do consórcio

O Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste) promoveu na sexta-feira, 18/11, uma Assembleia Geral Extraordinária que contou com os principais representantes do colegiado regional em sua sede, no bairro do Alphaville.
Dentre as diversas discussões do dia, seus integrantes também escolheram o novo presidente da entidade, que passará a exercer o mandato de um ano a partir de 1º de janeiro de 2023. Para o cargo, foi aprovado por unanimidade o nome do atual prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos (PL), que terá como vice-presidente o colega prefeito de Araçariguama, Rodrigo de Andrade (Pros).
Atualmente, o Cioeste é composto por 12 municípios da região Oeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.
“É uma enorme satisfação ser eleito presidente de um consórcio que tem grande importância a nível nacional, que representa 12 municípios num total de 3 milhões de pessoas, 10% do PIB do Estado de São Paulo e 3% do PIB nacional”, destacou o novo presidente.
Segundo Josué, o desafio será estabelecer um dialogo com os novos representantes dos governos estadual e federal. “São novos governos e isso também terá grande importância nessa união de forças. Por isso, vamos alinhar esta força política que o consórcio tem e reivindicar ao governo do Estado para manter as obras que já foram anunciadas e convênios já assinados. E também estabelecer este diálogo com o governo federal a fim de buscar recursos para atender a demanda regional”.
O prefeito de Vargem Grande Paulista também faz parte do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste (Conisud), composto por oito municípios (Cotia, Embu das Artes, Embu Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista). “Os problemas não têm divisas. O Cioeste e o Conisud, juntos, reúnem 20 prefeitos e cerca de 5 milhões de habitantes; então a nossa participação nessas entidades e no eixo Raposo Tavares fortalece o trabalho regional e estabelece um diálogo forte para que possamos alinhar as metas e melhorar a vida das pessoas”, concluiu Josué Ramos.
A Assembleia do Cioeste também reconduziu o ex-prefeito de Osasco, Jorge Lapas, ao cargo de secretário-executivo da entidade.