Início Esportes Vitória do Brasil contra Croácia colocará Holanda ou Argentina no caminho do...

Vitória do Brasil contra Croácia colocará Holanda ou Argentina no caminho do hexa

1010
0
Foto: Lucas Figueiredo/CBF Oficial

Em campanha pelo hexa, no Qatar, escrete canarinho não deu chances à Coreia do Sul no duelo que fez contra os asiáticos pelas oitavas de final, que ficaram marcadas pela eliminação da Espanha e pelo “passeio” dos portugueses contra a Suíça

Por Marcelino Lima

A seleção masculina brasileira de futebol enfrentará a Croácia nesta sexta-feira, 9/12, a partir das 12 horas, em contenda que abrirá as quartas de final da Copa do Mundo do Qatar (ver quadro). Nesta etapa da competição, como na anterior (as oitavas), duelos que terminarem sem vencedores durante o tempo regulamentar serão decididos em prorrogações e, se o empate persistir em dois períodos de 15 minutos cada, a vaga para seguir adiante ficará com a equipe mais eficaz ao cobrar ao menos uma série de cinco pênaltis. A perdedora arrumará suas malas e voltará para casa.
O Brasil deu mais um passo em busca do hexacampeonato na segunda-feira, 5, quando superou a Coreia do Sul por 4×1. Danilo e Neymar voltaram a campo depois da contusão que sofreram na estreia contra a Sérvia e um dos gols do escrete canarinho (de pênalti) teve assinatura do craque do Paris Saint Germain. Antes, Vinícius Júnior abrira a porteira. Richarlison e Lucas Paquetá completaram o escore, enquanto Seung-ho descontou para os asiáticos. O próximo adversário brasileiro é o atual vice-campeão mundial e despachou o Japão, mas a Croácia só superou os Samurais Azuis nos pênaltis, por 3×1, após empate por 1×1 no tempo regulamentar e na prorrogação, também no dia 5/12.
A seleção que passar por este confronto enfrentará nas semifinais (na terça-feira, 13), Argentina ou Holanda. Os times sul-americano (bicampeão em 1978 e 1986) e dos vices de 1994, 1978 e 2010 ficarão frente a frente também nesta sexta-feira, 9, mas a partir das 16 horas. Os argentinos bateram a Austrália (2×1) no sábado, 3/12, com o primeiro dos tentos assinalado por Lionel Messi no dia em que completava sua milésima partida na carreira. Um pouco mais cedo, a “Laranja Mecânica” carimbara com 3×1 o bilhete de saída do Oriente Médio para os Estados Unidos.
O domingo, 4/12, começou nos gramados cataris com a tranquila vitória inglesa, por 3×1, ante Senegal; neste embate o badalado atacante Harry Kane quebrou o jejum que amargava desde a fase de classificação ao anotar o segundo do English Team — campeão no longínquo ano de 1966, quando sediou a Copa, e que, agora, cruzará com a França, credenciada a manter o título arrebatado em 2018, na Rússia, edição na qual se sagrou bicampeã. Com dois gols de Mbappé e mais um de Olivier Giroud, os populares le Bleus marcaram o provável fim da era Robert Lewandowski em mundiais, mas o polonês, de pênalti, ainda conseguiu ao menos fazer o gol de honra dos polacos e selar o placar em 3×1, ainda dia 4. Mbappé, com 5 gols, lidera a artilharia no Qatar.
Inglaterra x França está previsto para ter início às 16 horas do sábado, 10, e dessa batalha clássica sairá a seleção que nas semifinais encontrará ou Marrocos ou Portugal. A surpreendente equipe africana fez história ao superar na terça-feira, 6, a Espanha, campeã em 2010. Os Leões do Atlas conseguiram arrastar o 0x0 até a decisão por pênaltis e se consagraram ao triunfar por 3×0, com atuação heroica do goleiro Bounou: ele defendeu dois tiros de jogadores da La Roja.
Portugal foi a seleção que mais encantou nas oitavas de final e vai para o choque contra Marrocos a partir das 12 horas deste sábado, 10, embalado pelos 6×1 impostos à Suíça. O veterano astro Cristiano Ronaldo começou o prélio no banco de reservas e quando adentrou ao quadrado mágico seus patrícios já ganhavam por 5×1 – com três gols do gajo Gonçalo Ramos, avante que fora escalado para substituí-lo. Pepe, Rafael Guerreiro e Rafael Leão também balançaram as redes da meta suíça, cujo gol de honra coube a Manuel Akanji.

Jogos das quartas-de-final

Data Hora Jogo

09/12 12h00 Croácia x Brasil
09/12 16h00 Holanda x Argentina
10/12 12h00 Marrocos x Portugal
10/12 16h00 Inglaterra x França

Vinícius Júnior (camisa amarela) abriu a goleada sobre a Coreia do Sul
que levou o Brasil às quartas de final – Foto: Lucas Figueiredo/CBF Oficial