Início Política Regional Uma vez diplomados, deputados eleitos pela região aguardam agora só o momento...

Uma vez diplomados, deputados eleitos pela região aguardam agora só o momento da posse

783
0
Gerson Pessoa (à dir.) foi prestigiado pelo prefeito de Osasco, Rogério Lins

Em cerimônia realizada na Sala São Paulo, na Capital paulista, na segunda-feira, dia 19 de dezembro, os 94 deputados e deputadas estaduais eleitos para a 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
O evento também diplomou o governador e vice-governador eleitos, respectivamente Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Felício Ramuth (PSD); o senador paulista eleito, Marcos Pontes (PL) e seus dois suplentes; e os 70 deputados e deputadas federais do Estado, que atuarão em Brasília (DF).
A entrega dos diplomas é a última etapa do processo eleitoral e oficializa o resultado das urnas. Com a diplomação, a Justiça Eleitoral reconhece os eleitos como aptos para assumirem seus cargos em 2023.
O presidente da Alesp, deputado Carlão Pignatari (PSDB), foi diplomado para exercer seu quarto mandato como representante do povo paulista e integrou a mesa das autoridades, ao lado do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), Ricardo Mair Anafe; e do TRE-SP, desembargador Paulo Galizia, que abriu o evento.

PELA REGIÃO

Entre todos os presentes, receberam também seus diplomas os seis deputados eleitos pela região Oeste da Grande São Paulo.
Quatro deles cumprirão mandatos de deputado estadual na própria Alesp: Gerson Pessoa (Podemos), Bruna Furlan (PSDB), Emidio de Souza (PT) e Rogério Santos (MDB). Outros dois foram eleitos deputados federais e assumirão seus postos na Câmara Federal: Renata Abreu (Podemos) e Fábio Teruel (MDB).
O osasquense Gerson Pessoa foi à cerimônia acompanhado de familiares e também do prefeito Rogério Lins (Podemos) e da primeira-dama Aline Lins. “É um dia muito marcante pra minha vida. Estou muito feliz e grato pela oportunidade que recebi da população. Vou trabalhar muito para honrar cada voto que recebi. Osasco e São Paulo podem contar comigo, porque eu darei o meu melhor”, afirmou Gerson Pessoa, que foi eleito deputado estadual com 143.704 votos.
Outro deputado estadual eleito por Osasco, com 76.602 votos, é Rogério Santos (MDB), que cumpre mandato de vereador até o dia 31 de dezembro. Na terça-feira, 20, durante sessão da Câmara Municipal, ele recebeu os cumprimentos de diversos colegas vereadores. Em agradecimento, respondeu: “É uma conquista da nossa cidade, do nosso grupo, do nosso projeto e do nosso povo. Quero manifestar a minha alegria e gratidão por estar vivendo esse momento, com a consciência que tenho consciência da seriedade que isso significa”.
Emidio de Souza (PT), também deputado estadual reeleito por Osasco, com 157.834 votos, se manifestou pelas redes sociais: “Gratidão por cada voto recebido para estar aqui e muito honrado por continuar os representando na maior casa legislativa estadual do país. Vou seguir trabalhando por um Estado de São Paulo mais justo e menos desigual e pela reconstrução do Brasil!”.
Bruna Furlan, do PSDB, atual deputada federal, foi eleita deputada estadual com 195.436 votos.
Eleitos deputados federais, Fábio Teruel (MDB) teve 235.165 votos e Renata Abreu (Podemos) conquistou a reeleição com 180.247 votos.

POSSES

Agora diplomados, as eleitas e eleitos nas eleições de 2022 estão aptos para tomarem posse de seus cargos nas datas previstas.
O governador e o vice-governador de São Paulo eleitos, Tarcísio Gomes de Freitas e Felício Ramuth, tomam posse em 1º de janeiro. A cerimônia será realizada no Palácio 9 de Julho, sede da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e transmitida ao vivo pela Rede Alesp na TV e Youtube.
Já os 70 deputados federais eleitos por São Paulo, bem como o senador Marcos Pontes, tomam posse em 1º de fevereiro de 2023, quando tem início a nova legislatura do Congresso Nacional.
Os novos deputados e deputadas estaduais eleitos para a 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa de São Paulo tomarão posse somente em 15 de março de 2023.

Rogério Santos foi parabenizado durante sessão da Câmara
Emidio de Souza foi reeleito deputado estadual por Osasco