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Vendas de Natal devem movimentar R$ 26 bilhões em SP, com ceia menos farta

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O setor varejista do Estado espera mais de 47 milhões de consumidores no período de fim de ano - Foto: Divulgação

Com um calendário repleto de promoções e atrativos para o consumidor, o Natal é considerado a principal data para o comércio varejista em geral. Não à toa, no início desta semana, um levantamento divulgado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP) em parceria com a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) apontou que 47 milhões de pessoas deverão fazer compras de Natal no Estado de São Paulo, o que representa um movimento de R$ 26 bilhões na economia local.
“A época natalina é esperada por todos, é uma tradição presentear familiares e amigos no Natal. A data tem força extra de movimentação em vendas, todas estratégias devem ser utilizadas para atrair a atenção do consumidor como, por exemplo, decorações, promoções e brindes”; comenta Maurício Stainoff, presidente da Federação.
O levantamento mostrou que os consumidores estão dispostos a comprar cerca de 4,2 presentes, com um ticket médio de R$132,00 cada.  Os mais lembrados na hora de presentear serão os filhos, com 62% de escolha; em segundo lugar o cônjuge, com 45%; e em terceiro as mães, com 41% de opção.
Além dos “presenteadores”, cerca de 38 milhões de pessoas afirmam que irão presentear a si mesmas. Dentro desse número, as mulheres são as principais consumidoras a exercer o “amor próprio”, com 65,4% de chances de compra, contra 52,4% dos homens.
Dentre os principais presentes escolhidos pelos consumidores; as roupas aparecem em primeiro lugar, com 57% de opção de compra; logo em seguida os calçados, com 38%; perfumes e cosméticos estão como terceira opção de compra, com 36%; brinquedos, com 34% e acessórios, com 21%, finalizam a lista de presentes.
O levantamento aponta que 82% dos consumidores preferem fazer as compras de Natal em lojas físicas. As lojas de departamento são a opção preferida do público, com 42% de escolha; os shoppings centers seguem como segundo lugar para comprar no Natal, com 40% de preferência. “Os espaços temáticos e interativos de Natal, aliados a uma boa decoração cativam o olhar dos consumidores, atraindo as vendas”, afirma Maurício.
As principais formas de pagamento dos consumidores nas compras de Natal são: cartão de crédito parcelado (45%), PIX (42%), cartão de débito (36%) e dinheiro (35%). Entre os que pretendem pagar parcelado, o número médio será de 4,7 parcelas, o que significa que o consumidor pagará a última prestação em abril de 2023.

CEIA MENOS FARTA

Já em outro levantamento, a Boa Vista, empresa de inteligência analítica, constatou que 82% dos consumidores irão presentear alguém neste Natal e fim de ano, sendo que 66% pretendem presentear três ou mais pessoas, e 34%, até duas pessoas. Entretanto, 68% vão gastar menos dinheiro em relação ao ano anterior. Em relação ao número de presentes, 65% pretendem comprar menos presentes este ano em relação a 2021.
O valor médio total pretendido para gastar com todas as compras para as festas de Natal e fim de ano, incluindo os presentes e alimentação, é de R$ 534,00. Já o ticket médio por presente será de R$ 61,00, de acordo com a pesquisa. O levantamento também apontou que, para 55% dos consumidores entrevistados, o valor gasto não deve comprometer mais que 25% da renda familiar.
Entre os 18% que não irão comprar presentes, 38% apontaram o endividamento como principal causa, enquanto para 15% o motivo será a priorização de outras contas. 50% dos consumidores não querem gastar mais do que R$ 500,00 considerando todas as compras que precisam fazer para Natal e final de ano. Destes, 27% pretendem gastar até R$ 300,00 e outros 23% entre R$ 301,00 a R$ 500,00.
“Temos observado o consumidor mais cauteloso em 2022, o que explica a intenção de redução de gastos neste fim de ano em comparação ao ano passado. Além disso, a inadimplência das famílias e o comprometimento da renda estão em alta, o que contribui para que o consumidor modere os gastos”, comenta o economista da Boa Vista, Flavio Calife.
A maior parte dos consumidores (59%) pretende fazer as compras em lojas físicas, enquanto 41% vão fazer as compras de forma on-line. Entre a maioria que comprará nas lojas físicas, 41% vão escolher as lojas de departamento, centros comerciais, galerias e afins. 34% vão preferir as lojas de bairro, 25% os shoppings centers.
Apenas 22% dos consumidores ouvidos pela Boa Vista acreditam que terão uma ceia mais farta para este Natal, em relação à data de 2021. Mesmo assim, aproximadamente 37% esperam ter a mesma fartura em relação ao ano anterior, enquanto a maioria, 41%, terão uma ceia menos farta este ano.
A pesquisa da Boa Vista também identificou que 72% dos consumidores vão receber o 13º salário, porém 34% deles afirmam que não vão conseguir poupar nenhuma parte do benefício.
A pesquisa Hábitos de Consumo para o Natal e Ano Novo da Boa Vista tem como objetivo identificar a pretensão de compra e gastos os consumidores para o Natal e o fim de ano. Com metodologia quantitativa, a pesquisa foi realizada entre os meses de outubro e novembro de 2022, com cerca de 600 consumidores. Para a leitura dos resultados, deve-se considerar 4% de margem de erro e 95% de grau de confiança.