Ainda colhendo informações sobre as famílias de todo o país, os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) continuam sua missão visitando residências e conversando com moradores. Em Osasco, os moradores que ainda não responderam ao Censo 2022 podem ligar para o Disque-Censo 137 e agendar participação na pesquisa. A informação foi divulgada nesta semana pela Prefeitura local, informando ainda que a ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular todos os dias da semana, das 8 às 21h30.
De acordo com números atuais do IBGE, órgão responsável pelo estudo, mais de 83% da população já foi recenseada. O instituto espera que, com o atendimento telefônico, o fim da coleta seja agilizado. Os agentes censitários iniciaram a pesquisa nos domicílios em agosto do ano passado.
Ao receber a ligação, os atendentes pedem que o morador se certifique de que nenhuma outra pessoa que reside no domicílio respondeu ao Censo, pois basta que um morador forneça as informações por todos. Caso o morador confirme que ninguém no domicílio respondeu, a ligação prossegue e o atendente solicita o endereço para verificação.
A partir da conferência no banco de dados, o atendente informa ao morador se o endereço consta como visitado ou não. Se o domicílio tiver sido visitado, a informação é passada ao morador e o atendimento é encerrado. Caso o endereço não tenha sido visitado, o atendente informará que um recenseador irá presencialmente ao domicílio.
A prévia da população dos municípios com base nos dados coletados pelo Censo Demográfico 2022, até o dia 25 de dezembro, mostra que o Brasil chegou a 207.750.291 habitantes.
O Censo Demográfico, que geralmente é realizado a cada 10 anos, produz informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada.