Início Cidades Revezamento encaminha unidade do Bom Prato Móvel de Osasco ao bairro da...

Revezamento encaminha unidade do Bom Prato Móvel de Osasco ao bairro da Vila Ayrosa

829
0
Atualmente, são 27 unidades do Bom Prato Móvel atendendo em todo o Estado - Foto: Governo do Estado de São Paulo

O mapeamento técnico feito por profissionais da Secretaria do Desenvolvimento Social (Seds) do Estado de São Paulo, juntamente com as organizações sociais, define o atendimento dos 27 caminhões do Bom Prato Móvel que distribuem marmitas a R$ 1,00 como uma extensão da rede de restaurantes populares que fazem parte do programa de segurança alimentar do governo paulista. No total, em todo o Estado, são 100 restaurantes atendendo à população mais necessitadas, sendo 73 unidades fixas e 27 móveis.
A unidade móvel do Bom Prato Móvel serve apenas almoço e permanece em média três meses nos endereços previamente estudados pelas equipes envolvidas na geopolítica do programa. A proposta é atender o maior número de pessoas em áreas vulneráveis e a mudança de local obedece a critérios definidos a partir de monitoração realizada por profissionais que consideram inúmeros aspectos.
O objetivo é sempre o de atender cidadãos sem condições financeiras de se alimentar com qualidade a preço simbólico; levando também em conta o desembolso com condução de ônibus ou Metrô no caso dos que buscam as unidades fixas do Bom Prato para se alimentarem.
Dentro do revezamento de locais, a Secretaria do Desenvolvimento Social divulgou nesta semana os novos pontos que serão atendidos por cada uma das 27 unidades móveis, que se espalharão por bairros da Capital paulista como o Brás, Centro, Brasilândia, Capão Redondo, Grajaú, etc; ou mesmo em cidades do Interior, como Araraquara, Barretos, Campinas, Cubatão, Guarujá, Guarulhos, Santo André, etc.
Na região Oeste da Grande São Paulo, a única unidade móvel do Bom Prato está estabelecida em Osasco há aproximadamente dez meses e, até o final do ano passado, atendeu a moradores do Jardim Roberto e região. Até novembro de 2022, nos bairros em que esteve atuando na cidade, a unidade já teria servido mais de 47 mil almoços ao preço de R$ 1,00, segundo a Secretaria de Estado.
De acordo com o novo organograma setor, desde o início deste ano, 2 de janeiro, o caminhão do Bom Prato Móvel de Osasco passou a atender a população da região da Vila Ayrosa, na zona Norte da cidade, estabelecido na praça Agenor Tenório Cavalcanti. A unidade tem previsão de permanecer nesse local até o dia 29 de abril, quando novo revezamento deve ser determinado.