Início Cidades Zoonoses de Barueri abre período para agendamento de vacina contra a raiva...

Zoonoses de Barueri abre período para agendamento de vacina contra a raiva durante mês de janeiro

424
0
Ao completar um ano de vacinação contra a raiva, os cães e gatos devem tomar novas doses - Foto: Ricardo Santos/Secom 

Desde o dia 26 de dezembro do ano passado o Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ) da Prefeitura de Barueri mantém abertas inscrições para os tutores de cães e gatos da cidade atualizarem a vacinação contra a raiva de seus pets, durante este mês de janeiro de 2023. Ao completar um ano de vacinação contra a raiva, os cães e gatos devem tomar novas doses para manter atualizada sua imunidade.
O agendamento da vacina para este primeiro mês do ano se encerra com o preenchimento das vagas disponíveis. O posto fixo de vacinação contra raiva fica no DTCZ, na rua Anhanguera, 200, na Vila São Francisco.
A vacina contra raiva de cães e gatos deve ser agendada através do telefone (11) 4198-0424, forma pela qual o tutor será informado sobre o dia e horário disponíveis. Depois de realizado o agendamento, o responsável pelo pet deverá comparecer ao local e hora marcados levando o animal para aplicação da dose da vacina. Deverá estar com o termo de responsabilidade impresso, preenchido e assinado para agilizar o atendimento. O documento está disponível no site da Prefeitura de Barueri, com o link https://portal.barueri.sp.gov.br/arquivos/sites/SS-Secretaria_Saude/Vigilancia_Sanitaria/TERMOVACINACAOCONTRARAIVA_%20PF.pdf.
Caso o responsável não possa comparecer no dia e horário agendado, é preciso entrar em contato antecipadamente para que a vaga seja disponibilizada para outro. De acordo com o departamento, alguns donos de animais realizam agendamentos e não comparecem ao posto de vacinação. As faltas implicam muitas vezes em descarte de doses do imunobiológico.
A vacina pode ser aplicada em cães e gatos a partir dos três meses de idade, desde que saudáveis. Animais doentes, em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação. Fêmeas com prenhez (gestação), suspeita ou confirmada, não devem ser vacinadas.
A raiva é uma doença fatal que pode ser transmitida às pessoas através da mordida ou arranhadura de cães e gatos infectados pelo vírus rábico.