Início Cidades Sato decreta congelamento do IPTU em Jandira para 2023

Sato decreta congelamento do IPTU em Jandira para 2023

1008
0
O prefeito Sato acredita que a economia da população poderá melhorar progressivamente

Pelo segundo ano consecutivo valor do IPTU saerá congelado em Jandira

Um decreto assinado em 21 de novembro do ano passado pelo prefeito de Jandira, Henri Hajime Sato, o Dr. Sato (PSDB), determinou que o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) a ser cobrado na cidade em 2023 tenha seu valor congelado em relação a 2022. Na verdade, o Decreto nº 4.619/2022 tornado prático para este início de ano, fará com que o congelamento do imposto no município ocorra pelo segundo ano consecutivo, mantendo os mesmos valores cobrados em 2021.
Nesta semana, em material enviado à imprensa por sua assessoria, Sato se manifestou sobre o tema: “Quando prometi o congelamento do IPTU, muitos desacreditaram, mas aqui estamos nós: concretizando a nossa palavra através de atitudes pelo segundo ano consecutivo”, disse e completou: “Com isso, a economia do jandirense subirá progressivamente, já que a iniciativa visa contribuir para que os munícipes mantenham os pagamentos em dia e consigam fazer a regularização de dívidas acumuladas”, enfatizou o prefeito.
O secretário de Receita da Prefeitura de Jandira, Deny de Vico Dias, referenda as palavras do prefeito Sato: “Em decorrência da pandemia da Covid-19, é relevante considerar a queda da movimentação financeira. Entendemos o cumprimento das metas orçamentárias da população e, por este motivo, buscando estabelecer uma harmonia entre a tributação e a capacidade contributiva dos contribuintes, optamos em congelar, pelo segundo ano consecutivo, o aumento do IPTU para todos os imóveis da cidade”, confirmou.

DESCONTO À VISTA

De acordo com o decreto e com o histórico municipal, o valor poderá ser parcelado em até 10 vezes, com o primeiro vencimento marcado para 15 de março de 2023. Nessa mesma data, para quem desejar pagar o valor total do IPTU, será concedido desconto de 10% para pagamento à vista. Depois disso, as próximas parcelas ocorrerão mês a mês, até dezembro deste ano.
A Prefeitura de Jandira não informou a partir de que data começará a enviar os carnês de IPTU para os contribuintes, que devem recebê-los em seus domicílios ou endereços cadastrados.
No entanto, a partir do dia 23 de janeiro, a Prefeitura diz que irá disponibilizar o acesso aos dados e boleto do IPTU no site oficial da administração municipal (jandira.sp.gov.br) e clicar na opção “IPTU”, localizada na lateral esquerda, especificamente em “canais de atendimento”.