Início Cidades Consulado-geral do Japão formaliza doação de dois veículos adaptados à Apae Barueri

Consulado-geral do Japão formaliza doação de dois veículos adaptados à Apae Barueri

418
0
As duas vans têm preço de mercado avaliado em torno de R$ 500 mil - Foto: Benjamin Sepulvida/Secom

Na quinta-feira da semana passada, dia 19, uma solenidade na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Barueri serviu para a formalização da entrega de duas vans adaptadas para o transporte de pessoas com deficiência à entidade. Os veículos foram doados à Apae pelo consulado-geral do Japão no Estado de São Paulo.
Compareceram ao evento o prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PSDB); o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kawana; além de diversas autoridades civis e militares que, dentre outras atrações, ouviram os hinos nacionais do Brasil e do Japão.
A presidente da Apae Barueri, Oslani Garcia, falou da importância do engajamento da sociedade para que a entidade continue funcionando com excelência. “Essa van será muito útil no nosso dia a dia. Precisamos transportar cadeiras de rodas e muitos outros equipamentos para os mais distantes bairros de Barueri”, ressaltou.
Ryosuke Kawana enalteceu a excelência dos serviços prestados pela Apae Barueri e o empenho de voluntários e colaboradores.
Já o prefeito Rubens Furlan agradeceu a doação do consulado-geral do Japão, lembrando que a parceria com a Apae é antiga e que é obrigação do poder público promover o bem-estar da população. “Os pais de pessoas com deficiência podem ter certeza que não estão sozinhos na luta de inclusão”, declarou.

OS VEÍCULOS E A DOAÇÃO

Os veículos doados são duas vans marca Renault zero km com capacidade para nove passageiros (três cadeirantes e seis acompanhantes) cada. Possui elevador na parte traseira, trilhos, cintos e ganchos para facilitar a acomodação das cadeiras de rodas. O custo total das duas vans no mercado é de R$ 500 mil.
De acordo com a Prefeitura, a intermediação contou com o apoio da empresária barueriense Márcia Bortolanza, psicóloga e contabilista que já foi voluntária do grupo Rainha da Paz. Atualmente, é mobilizadora de recursos para projetos socioassistenciais da Apae Barueri e há pouco menos de dois anos iniciou a mobilização junto a empresas e entidades para conseguir essa doação.
A Apae é uma entidade sem fins lucrativos que atua na prevenção de deficiências, na aplicação de tecnologias assistivas visando a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. Possui unidades em mais de 2 mil municípios em 24 estados do país.
Em Barueri, desde 1996 age em parceria com a Prefeitura, onde atende 490 usuários.