No início desta semana, entre a segunda e terça-feira (dias 30 e 31 de janeiro), o prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PSDB), visitou novas famílias da cidade beneficiadas com o programa Morar Bem, que promove reforma nas residências de famílias de baixa renda. Furlan visitou seis, de trinta residências entregues pela Prefeitura, e esteve acompanhado pelos secretários Beto Piteri (Obras) e Gregório Rodrigues Pontes Maglio (Habitação).
Iniciado em junho do ano passado, o objetivo do programa Morar Bem é garantir os padrões mínimos de habitabilidade, segurança e salubridade. Coordenado pela Secretaria de Habitação (Sehab), com apoio das secretarias de Obras e de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads), o programa tem como meta do governo finalizar a entrega de outros setenta imóveis, cujas obras estão em andamento. Em números divulgados nesta semana, a Prefeitura pretende ainda reformar 240 moradias até junho de 2024. No total, serão 340 residências.
Uma das residências entregues nesta semana, no Jardim Audir, por exemplo, recebeu obras de hidráulica, elétrica, pisos, revestimentos, impermeabilização, pintura e outros serviços, como troca de esquadrias, reforma de escada e instalação de corrimão. A comitiva esteve ainda em casas reformadas no Jardim Belval, Parque dos Camargos e Engenho Novo.
Para o secretário de Habitação, Gregório Maglio, o programa é muito importante: “Não só não reforma imóveis, mas traz também dignidade às famílias. É o dinheiro público sendo bem empregado dentro das casas das pessoas. É um grande sonho que estamos realizando. Um projeto diferenciado”, destacou o secretário.
Beto Piteri, o secretário de Obras, disse que o governo não poderia deixar de proporcionar felicidade aos moradores. “É um programa muito interessante, em que as pessoas se inscrevem e a gente atende as famílias mais carentes. Vamos arrumando as casas para as pessoas viverem bem”, disse.
REQUISITOS E AVALIAÇÃO
Todos os pedidos passam por uma triagem técnica, administrativa e social para identificar se o imóvel se enquadra nos requisitos. O Morar Bem atende pessoas de todo o município, desde que se enquadrem nos requisitos legais, que são: Possuir algum instrumento de regularização fundiária do imóvel (posse/titularidade do imóvel); renda familiar de até três salários-mínimos/mês; não possuir conflito de interesse ou litígio acerca de ocupação; o imóvel não pode estar em situação de risco.
Os moradores cujas residências se enquadram nos requisitos legais podem se inscrever no balcão de atendimento da Sehab, na avenida 26 de Março, 1159, Centro, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas. Para mais informações, há o telefone (11) 4199-2808.