A partir da próxima semana, a Secretaria de Saúde de Barueri deve iniciar a intensificação de busca ativa de casos de tuberculose no município. Em material encaminhado à imprensa, a Secretaria divulgou que a ação começa no dia 17 e vai até 31 de março e tem o objetivo de identificar os casos sintomáticos respiratórios acometidos pela doença.
A busca ativa na cidade, de acordo com a administração municipal, acontece de forma permanente, porém, sempre duas vezes por ano, em março e setembro, as campanhas são intensificadas para identificar pacientes e direcionar para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e prontos-socorros.
O objetivo é alertar a população sobre os principais sintomas e, em casos assim, a procurar atendimento médico: tosse seca ou produtiva (tosse sem expectoração) por três semanas ou mais, febre, sudorese noturna, cansaço ou fadiga são as principais características da doença. O tratamento é gratuito e não precisa agendar consulta.
ESCOLA E TECNOLOGIA
A busca ativa conta com a parceria da Secretaria de Educação, por meio do programa Saúde na Escola, que desde 2022 realiza campanhas de conscientização na rede municipal de ensino com a participação de profissionais na área da Saúde.
Além disso, Barueri conta com o suporte de uma tecnologia que agiliza a realização dos exames. Através do aparelho GeneXpert, promove o teste rápido molecular (TRM) que possibilita resultados em até duas horas, além de mostrar se o paciente é resistente ao tratamento. Na campanha de enfrentamento à tuberculose realizada no mês de setembro do ano passado, foram feitos 308 exames com o diagnóstico de 14 casos positivos, segundo a Secretaria de Saúde.
A data de 24 de março é dedicada ao Dia Mundial da Tuberculose, quando se homenageia a descoberta do bacilo, em 1882, pelo médico Robert Kock. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a meta é erradicar a doença até 2030.