A escritora osasquense Catarina Mendes Rodrigues, autora do livro “Eu e a Dislexia”, encontrou-se na quinta-feira da semana passada, dia 9/3, com o deputado estadual Emidio de Souza (PT). O objetivo do encontro solicitado pela escritora é o de pedir ao deputado a elaboração de um Projeto de Lei ou um programa voltado para a dislexia e outros distúrbios de aprendizagem.
Na sua luta pelos disléxicos, Catarina defende propostas de inclusão no sistema de ensino público e privado, ensino técnico e superior, e no mercado de trabalho; com adaptações nos currículos, apoio pedagógico e reservas de vagas que permitam acesso ao trabalho.
Portadores de dislexia e outros distúrbios de aprendizagem enfrentam dificuldades na rede de ensino porque possuem algum comprometimento nas habilidades de leitura, escrita e cálculo. Catarina avalia que “mesmo conquistando uma formação acadêmica e pós-graduação, os portadores de dislexia e outros distúrbios de aprendizagem não conseguem ter acesso ao mercado de trabalho”.
Catarina pretende continuar nessa luta, pois entende que “as oportunidades devem ser para todos, que todos podem aprender, mas alguns aprendem de forma diferente”.
Na reunião, ela entregou um documento ao deputado Emidio, no qual enumera uma série de medidas que poderiam ser implantadas.