Mais cedo que o habitual, o Fundo Social de Solidariedade de Barueri e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads) já estão preparando a Campanha do Agasalho Tudo Novo 2023.
Desde 2007, nas gestões de Sônia Furlan à frente do Fundo Social, a Campanha distribui somente roupas novas. Nesta primeira fase, a Sads vai adquirir 25 mil cobertores, número superior ao do ano passado. Além disso, 25 alunas que já concluíram os cursos nos Núcleos de Moda confeccionarão 25 mil peças novas de moletom. Enquanto estiverem costurando os agasalhos, receberão uma bolsa-auxílio no valor de um salário mínimo, segundo informações transmitidas pela Prefeitura de Barueri.
De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sônia Furlan, a ideia neste ano é atender 22 bairros, 17 Organizações da Sociedade Civil, projetos e secretarias municipais, além das famílias mais vulneráveis socialmente cadastradas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Quem quiser ajudar com a campanha, pode fazê-lo de duas formas: doando roupas novas de inverno, cobertores e mantas de microfibra ou doando itens/artigos usados. Neste caso, roupas, calçados, móveis, eletrodomésticos e artigos de decoração em bom estado serão vendidos no Bazar Permanente do Espaço Colaborativo, que fica na sede da Sads. A renda será utilizada para a compra de tecidos ou agasalhos de moletom novos que, por sua vez, serão distribuídos na Campanha.
Informações sobre como participar podem ser obtidas pelo telefone (11) 4199-2818.
A Prefeitura não informou a data formal para o início das ações, mas adiantou que a Campanha do Agasalho deverá ser encerrada no dia 1° de agosto.