A Sala Osasco, anexa ao Paço Municipal, sediou na sexta-feira da semana passada, dia 17/3, um encontro para promover o lançamento do Plano Estratégico de Tecnologia, denominado «Osasco – Cidade Inteligente, Humana e Sustentável», desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico (Setide) da Prefeitura local, em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA).
«Iniciamos hoje um projeto muito especial e importante para nossa cidade. Um projeto que vai colocar Osasco entre as cidades inteligentes no Brasil e no mundo. Todos sabem o quanto sou apaixonado pela tecnologia a serviço das pessoas, a serviço de uma Osasco aberta, transparente e que traga qualidade de vida, desenvolvimento econômico e justiça social. Nossa proposta é desenharmos em conjunto iniciativas que se complementem e tenhamos a mesma narrativa com objetivos comuns que atendam às necessidades de todo o município. Contamos com vocês para fazer parte dessa história e escrever a Osasco do futuro mais inteligente”, destacou o prefeito Rogério Lins (Podemos), presente ao evento.
A apresentação do plano foi realizada pela diretora do Departamento de Governança, Projetos e Inovação da Secretaria Executiva de Inovação e Tecnologia (Seit), Talita Bottas; e pelo gerente executivo do projeto, Aguinaldo Aragon Fernandes, professor em gestão empresarial e gestão de tecnologia da informação da FIA e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
«O plano estratégico de tecnologia para as cidades inteligentes vai nortear de forma mais assertiva a atuação da municipalidade. Osasco conquistou outro patamar, não sendo mais comparada a cidades, mas sim a capitais, não apenas por conta de seu produto interno bruto e arrecadação, mas por estar construindo um ecossistema de inovação que tem atraído cada vez mais empresas e tem gerado mais emprego, renda e qualidade de vida aos cidadãos. Acreditamos no potencial da tecnologia para enfrentar a problemática urbana e transformar a gestão e a vida dos cidadãos», explicou Talita Bottas.
NA PRÁTICA
Os trabalhos têm início de imediato: de acordo com a Prefeitura, entre 27 de março e 27 de abril, os técnicos começarão a seguir o cronograma de reuniões, pesquisas, atividades, workshops e elaboração de novos projetos, que têm duração média de 12 meses de execução, para a evolução de Osasco como cidade inteligente.
Luciano Camandoni, secretário de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico de Osasco, reforçou: “Daqui vão sair as grandes ideias para dar sustentabilidade para nosso município ser inteligente, ser uma cidade que realmente faça a diferença na vida das famílias. A Setide está capitaneando o projeto e sua implantação, mas a realização será feita por todos os servidores e técnicos indicados para o trabalho».
A vice-prefeita Ana Maria Rossi e o deputado estadual Gerson Pessoa, que já foi titular da Setide, prestigiaram o evento ao lado do prefeito Lins.