Implantado pela Prefeitura de Barueri em abril de 2021, por meio do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), o programa Barueri Sem Papel está completando dois anos com o objetivo de desburocratizar e otimizar os serviços e formatação de documentos da administração municipal, valendo-se de um inovador sistema de gestão e tecnologia.
Ao permitir a digitalização de procedimentos, serviços e documentos, o programa reduziu consideravelmente o uso de papel nos órgãos oficiais, permitindo que, por meio dele, servidores e munícipes conseguissem acesso a centenas de serviços com um clique, pelo sistema on-line.
Segundo a administração municipal, nesse período, o programa já teria propiciado a economia de aproximadamente 42 toneladas de papel, além dos insumos para impressão, redução nos gastos de energia elétrica e outros benefícios diretos e indiretos ao meio ambiente.
O Barueri Sem Papel tem a condução técnica dos profissionais do CIT, ligado à Secretaria de Administração, e gestão de sistemas da empresa Softplan. Para Jonatas Randal, administrador do CIT, a implantação do programa demandou muita dedicação e cuidados. “Lidamos com bem público. O prefeito Furlan e seu vice, Piteri, sempre nos orientam para que o programa foque cada vez mais em beneficiar a população, ofertando qualidade e facilidade nos
serviços que a Prefeitura de Barueri oferece”, avalia.
RESULTADOS
Para celebrar os dois anos do projeto, o CIT vai realizar um evento interno junto aos servidores da Prefeitura envolvidos no Programa, desde sua concepção. Sob o tema “Moderniza Aí – a tramitação digital e a automação de processos com o Solar BPM”, o encontro vai apresentar os resultados ajudam a projetar a cidade no cenário nacional como “Cidade Inteligente e Sustentável”, mensurando setores diversos: cases de sucesso, palestras, presença de autoridades, empresários e apresentação do ranking de produtividade nos setores municipais nesses dois anos. O ranking de produtividade será apontado pelos servidores usuários do sistema Solar BPM através de indicação digital, quando avaliarão o desempenho do Programa.
O evento está marcado para acontecer no próximo dia 17 de maio, das 8h30 às 12h30, na Praça das Artes, nas dependências do Teatro Municipal. Os servidores da Prefeitura interessados em participar do evento e da avaliação podem fazer a inscrição pelo link https://www.sympla.com.br/evento/moderniza-ai-a-tramitacao-digital-e-a-automacao-de-processos-com-o-solar-bpm/1936951?.
Posteriormente ao evento, os resultados dessas avaliações serão mostrados à população nos canais de comunicação oficiais da Prefeitura de Barueri.