Início Cidades Centro de Operações Integradas entra em funcionamento em Itapevi

Centro de Operações Integradas entra em funcionamento em Itapevi

428
0
Foto: Pedro Godoy/PM

Prefeitura de Itapevi inaugura Centro de Operações Integradas e entrega 48 novos veículos para reforçar segurança I

Na quarta-feira da semana passada, dia 19 de abril, a Prefeitura de Itapevi inaugurou seu Centro de Operações Integradas (COI) e aproveitou a cerimônia voltada para implementos de segurança na cidade para também entregar 48 novos veículos destinados à Guarda Civil Municipal (GCM), ao Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e à Defesa Civil. O evento foi realizado no estacionamento da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana do município.
“Com a entrega dos veículos e do COI passamos a ter uma composição harmônica de segurança: efetivo, equipamentos de primeira linha e treinamento de qualidade combinados em prol da melhoria da segurança pública da população”, salientou o prefeito de Itapevi, Igor Soares (Podemos), durante a cerimônia.

780 CÂMERAS

Instalado no 1º andar da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, o novo Centro de Operações Integradas (COI) está programado para funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana. No local são monitoradas as imagens captadas do sistema de videomonitoramento por toda a cidade que, segundo a administração municipal, tem um total de 780 câmeras, sendo 610 delas espalhadas nos prédios públicos, 150 nas vias públicas e 20 com leitura de placas de veículos nas entradas e saídas da cidade. Além dessas, mais 101 foram colocadas nas escolas do futuro e outras unidades escolares e 51 delas no Parque da Cidade.
Um dia antes de sua inauguração, na terça-feira, 18, o COI firmou convênio e teve permissão para utilizar o software Detecta, uma plataforma do governo de São Paulo que permite a troca de informações na área de segurança, o compartilhamento de imagens e a cooperação dos órgãos públicos.
No setor, agentes do Demutran executam a fiscalização por meio do sistema e controlam o tráfego de veículos em tempo real. A Defesa Civil, por exemplo, faz o monitoramento de todas as áreas de risco, de enchentes e alagamentos, orientando os órgãos competentes para ações estratégicas. Em todas as ocorrências onde são constatados crimes em curso, as viaturas da GCM ou da Polícia Militar são acionadas. As imagens são preservadas para elaboração de boletins de ocorrência em até 30 dias.

CARROS ALUGADOS

De acordo com a Prefeitura, “para gerar economia para o município”, os novos carros, todos zero quilômetros, são alugados.
A GCM ganhou o maior reforço da área. Ao todo, são 42 novos veículos entre carros, motos e van; enquanto o Demutran recebeu um total de quatro veículos entre motos e carros; e a Defesa Civil ficou com dois veículos.

As novas viaturas e o COI foram entregues numa mesma cerimônia, realizada na semana passada – Foto: Pedro Godoy/PMI