Início Cultura Festival Batuques Rochdale mostra história do maracatu na Fábrica de Cultura de...

Festival Batuques Rochdale mostra história do maracatu na Fábrica de Cultura de Osasco

350
0
O grupo Baque Mulher é uma das atrações da programação - Foto: Raquel Catão

A cultura e a origem do maracatu serão temas principais da atividade programada pela Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco para este sábado, dia 29 de abril.
A partir das 13 horas, o local irá receber o 1º Festival Batuques Rochdale, que deverá contar com apresentações dos grupos Baque Mulher, primeiro grupo de maracatu de baque virado composto só por mulheres; e o Maracatu Ouro do Congo, grupo filho das Nações do Maracatu Porto Rico e Encanto do Pina, que também participará de uma roda de conversa com os presentes.
A abertura do evento ficará por conta dos toca-discos do projeto Cultura na Calçada, que explora os ritmos da música nordestina e pernambucana, devendo a programação se estender até por volta das 18 horas.

CULTURA FULNI-Ô

A Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis – configurando-se em espaço de acesso gratuito para diversas atividades artísticas.
Na véspera do Festival Batuques Rochdale, o espaço está recebendo também, desde a quinta-feira, 27/4 o Grupo Yamititkwa Sato para uma roda de conversa sobre a cultura Fulni-ô e uma oficina de artesanato. Composto por indígenas Fulni-ô de Águas Belas (PE), o grupo que conseguiu manter ativa a própria língua (o Ia-tê), apresenta nesta sexta-feira, 28, às 14 horas, seu artesanato típico dos Fulni-ô com palha do coqueiro Ouricuri.
Toda a programação é gratuita e a Fábrica de Cultura 4.0 fica na rua Santa Rita, s/nº, Jardim Rochdale, Osasco. O telefone para maiores informações é (11) 3689-7600.