O prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos), anunciou amplamente na semana passada a implantação do botão “SOS Escola” na rede municipal de ensino, como iniciativa para combater possíveis atos de violência contra a comunidade escolar em geral. De acordo com o sistema, um aplicativo de celular está sendo disponibilizado aos gestores escolares que, após treinamento, passam a adotá-lo como forma de alerta para que as forças municipais de segurança possam ser comunicadas de imediato em caso de necessidade.
Como o anúncio do prefeito referiu-se apenas às escolas municipais, o vereador Josias da Juco (PSD) manifestou preocupação em que também os alunos que frequentam as escolas particulares e estaduais do município possam ter o sistema à sua disposição. Para tanto, disse que solicitou ao prefeito Rogério Lins a inclusão dessas escolas no aplicativo: “É importante a ampliação para todas as escolas do munícipio para que possamos promover mais segurança para todas as nossas crianças e adolescentes”, comentou o parlamentar, completando ainda que, em conversa promovida na terça-feira, dia 18/4, teria tido resposta positiva do prefeito: “É com muita alegria que recebi do prefeito Rogério Lins a confirmação de que escolas particulares e estaduais também serão atendidas pelo aplicativo municipal do botão de alerta. Tenho certeza que pais e profissionais que atuam nas escolas ficarão muito mais tranquilos sabendo que a cidade atenderá a todos”, disse Josias.
Ainda segundo o vereador, as tratativas para a inclusão dos gestores e mantedores da rede particular e dirigentes das escolas estaduais começariam nesta semana.