Nova ciclovia fará ligação entre a Aldeia de Barueri e o Parque Viana
Com previsão de conclusão já para o próximo mês de maio, a Secretaria de Obras da Prefeitura de Barueri está implantando uma nova ciclovia (revezando-se às vezes como ciclofaixa) na cidade, que interligará os bairros Aldeia de Barueri, Jardim Maria Helena, Jardim Paulista, Votupoca, até o Parque Viana. As obras estão em execução desde o último mês de março.
A implantação da ciclovia e ciclofaixa envolve faixas no sentido duplo, trechos com largura de 2,70 metros e 2,15 metros, num percurso total de aproximadamente 3.300 metros de extensão que vai desde a estação Antônio João de trens metropolitanos (Linha 8 – Diamante), na Aldeia de Barueri, até a rotatória entre a estrada dos Pinheiros e avenida Aníbal Correia, no Parque Viana.
Segundo a Prefeitura, a obra é construída com concreto usinado. Depois de pronta, as pistas terão sinalização de solo específica, conforme projeto executado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) seguindo as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
“Estamos investindo no bem-estar da população de Barueri. A ciclovia e ciclofaixa se torna um espaço exclusivo e mais uma alternativa para as pessoas que se locomovem de bicicletas, além de servir de opção para o lazer das famílias. É uma obra que ajuda o cidadão a ter uma vida menos sedentária, o que reduz inúmeras doenças”, comentou o secretário de Obras, Beto Piteri.
OUTROS TRECHOS
A nova obra em execução fará interligação com dois outros trechos de ciclovias e ciclofaixas já existentes na cidade: um que liga a ponte Akira Hashimoto até a estação de trens Antônio João e outro que chegará ao Parque Linear, entre a avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis e o rio Tietê, na Vila Porto.
O objetivo da Prefeitura de Barueri é que o projeto seja ampliado com acesso direto ao Parque da Juventude – obra prevista para término até o próximo ano.
Ciclovia x Ciclofaixa
As diferenças entre o que se chama de ciclovia ou ciclofaixa são as seguintes:
Ciclovia é uma pista própria destinada à circulação de bicicletas, triciclos, bicicletas de carga e e-bikes, mas separada fisicamente das pistas onde circula o tráfego motorizado. É um espaço em nível ou desnível, geralmente acima da pista do tráfego pesado, separado por um elemento físico, como meio-fio, grade, canteiro, área verde e outros previstos na legislação. Também são ciclovias as pistas cicláveis construídas em espaços isolados, como: áreas não edificáveis, faixas de domínio, parques e outros logradouros públicos.
Ciclofaixa é uma faixa simplesmente delimitada com pintura e sinalizadores, como tachões e “olhos de gato”, além das placas de sinalização vertical. No Manual do Denatran, a ciclofaixa é definida como “parte da pista, calçada ou canteiro central destinado à circulação exclusiva de ciclos, delimitada por sinalização viária, podendo ter piso diferenciado e ser implantada no mesmo nível da pista de rolamento, ou da calçada ou do canteiro”.