Dentro de sua política pública de procurar garantir convivência familiar e comunitária a menores em situação de risco pessoal e social, a Prefeitura de Osasco criou, em 2018, o serviço Família Acolhedora Canguru, que cadastra e capacita famílias da comunidade para receber essas crianças e adolescentes.
Com o objetivo de divulgar, conscientizar e incentivar a adesão de famílias osasquenses ao programa, a vereadora Elsa Oliveira (Podemos) apresentou o Projeto de Lei (PL) 17/2022, aprovado em 1º turno na sessão Ordinária da Câmara de Osasco na terça-feira, 23 de maio. A proposta visa instituir na cidade o Dia Municipal da Família Acolhedora, a ser comemorado anualmente em 31 de maio. “Fico muito feliz quando a gente fala de um serviço que funciona. Por isso instituímos essa data”, justificou Elsa.
De acordo com a parlamentar, as famílias que aderem ao projeto são voluntárias e escolhem acolher em suas casas bebês, crianças ou adolescentes, para que fiquem num determinado período sob cuidados delas.
“É um projeto tão lindo; um dos projetos mais lindos, que eu pude, graças a Deus, ter tido a oportunidade de implantar aqui na cidade”, completou Elsa, que era secretária de Assistência Social de Osasco e participou da criação do programa.
A proposta deveria ainda passar por nova votação na sessão de quinta-feira, 25, quando esta edição foi fechada; antes de ir à apreciação do prefeito Rogério Lins (Podemos).