Na próxima quinta-feira, dia 15 de junho, celebra-se oficialmente o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, data institucionalizada em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Com o intuito de dar visibilidade ao tema e conscientizar a população, a Prefeitura de Jandira anunciou que está promovendo uma campanha que tem como objetivo alertar a sociedade sobre a violência cometida contra os idosos, buscando sensibilizar e, principalmente, amenizar o sofrimento que esse grupo tem enfrentado. Dentro do calendário anual de cores, essa campanha integra o chamado Junho Violeta.
Entre as pautas discutidas durante a campanha, a administração municipal destaca a luta contra o etarismo na sociedade, praticado contra pessoas de idade avançada. O preconceito ressalta a ótica negativa que a população tem dessa faixa etária.
De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS), situações que caracterizam a violência contra a pessoa idosa são ações ou omissões praticadas uma ou mais vezes, que prejudicam a integridade tanto física como emocional do idoso, gerando a exclusão social desse grupo.
Dados divulgados pela Prefeitura e atribuídos ao Disque 100 mostram que houve um aumento de 97% no número de violações de direitos humanos contra pessoas idosas no primeiro trimestre de 2023. Ao todo, o país somou 202,3 mil casos de violência entre janeiro e março deste ano.
Apesar de difundir a campanha e seus principais temas, a Prefeitura de Jandira não detalhou ou especificou como se darão as ações que ela pretende divulgar.