Com o propósito de otimizar o agendamento de consultas e o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Barueri implantou, há cerca de um ano, o programa “Acesso Avançado” que visa diminuir a ausência dos pacientes em consultas pré-agendadas. Essa falta ao compromisso sem o cancelamento prévio é chamado de absenteísmo e, segundo a Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs), seu índice sofreu queda nos primeiros cinco meses de 2023: de acordo com o órgão, no mesmo período de 2022 o índice de absenteísmo atingia 30,02% e, agora, em 2023, ele caiu para 20%.
Lançado em maio de 2022 na especialidade de clínica médica e, em julho do mesmo ano, em ginecologia e pediatria, o procedimento do Acesso Avançado, conhecido também como a “vaga do dia”, se tornou uma solução para que a população possa passar por uma consulta no mesmo dia de seu agendamento.
Com o lançamento do programa, cada profissional das especialidades de clínica médica, ginecologia e pediatria passou a atender quatro vagas agendadas em cada hora. O atendimento diário dos profissionais ficou assim: – 1 vaga destinada ao “Acesso Avançado”, que possibilita ao paciente agendar o atendimento médico no mesmo dia; – 1 vaga que sempre surge no aplicativo no período da manhã para ser agendada no prazo de uma semana; e 2 vagas que foram agendadas no prazo de até 45 dias. Essas são as chamadas programáticas.
MAIS QUEDAS
De acordo com os números divulgados nesta semana pela Prefeitura de Barueri, só nas agendas de clínica médica foi registrado em janeiro de 2022 o absenteísmo de 36,01%; e em maio, no mês do lançamento do serviço nesta especialidade, caiu para 24,90%. Em janeiro de 2023 chegou a 19,42%; e em maio atingiu a marca de 24,17%.
Na ginecologia, o nível de ausência em atendimentos registrava 31% em janeiro de 2022 e caiu para 22,79% em julho do mesmo ano. Em janeiro de 2023 apresentou uma queda ainda maior ao atingir o índice de 16,59%.
Na pediatria não foi diferente: em janeiro de 2022 o absenteísmo era de 32,91% e em julho caiu para 23,84%. Em janeiro de 2023 chegou a 18,92%.
OUTRAS MUDANÇAS
Segundo o setor de Saúde de Barueri, outras mudanças realizadas na rede municipal teriam contribuído para a queda nas ausências. É o caso da diminuição do tempo de agendamento para as consultas, que passou de 90 dias, conforme padrão do Sistema Único de Saúde (SUS), para 45 dias. O emprego de novas tecnologias também tem ajudado, já que o APP Saúde Barueri envia avisos de agendamento aos pacientes pedindo confirmação de presença com até 48 horas de antecedência.
“Na Atenção Básica de Barueri, o tempo médio para o agendamento das consultas, que era de 90 dias pelo Sistema Único de Saúde (SUS), caiu para até 45 dias. Essa diminuição do tempo de espera de um atendimento, a reorganização das agendas e, sobretudo, a implantação do Acesso Avançado contribuíram para essa queda acentuada do absenteísmo. Esse curto prazo de tempo possibilita que a pessoa não se esqueça de comparecer à consulta”, explicou a coordenadora da Cabs, Fernanda Lucas Medeiros.
Agendando e cancelando consultas
O aplicativo “Saúde Barueri” pode ser baixado no celular ou acessado no computador. Em seguida, basta fazer login, clicar em “Agende a sua consulta”, escolher a especialidade e confirmar a data do agendamento. Nesse ícone constam o dia, o horário, o nome do médico, a especialidade e o contato da UBS com endereço e telefone. A consulta ficará visível na aba “Meus agendamentos”.
Em caso de cancelamento, é só clicar em cima da data e hora agendada, quando surgirá uma mensagem perguntando se a pessoa pretende dar continuidade ao cancelamento.