Início Cidades Projeto ‘Cuidando de Quem Cuida’ em Barueri promove práticas por saúde mental...

Projeto ‘Cuidando de Quem Cuida’ em Barueri promove práticas por saúde mental e física de cuidadores

283
0
O primeiro encontro ocorreu em junho e será realizado mensalmente no Parque da Maturidade - Foto: Divulgação/Sefam

A Secretaria da Família da Prefeitura de Barueri (Sefam) divulgou nesta semana a criação do Projeto “Cuidando de Quem Cuida”, que tem como público-alvo os cuidadores (de idosos, acamados, etc.), sejam eles profissionais de saúde ou domésticos. “O objetivo do Projeto é oferecer a essas pessoas um espaço para compartilhar vivências e sentimentos, promover práticas de autocuidados para manter a saúde e buscar qualidade de vida”, elenca Cecília Lércio, psicóloga da Sefam e uma das idealizadoras do programa.
Em junho passado, o Projeto “Cuidando de Quem Cuida” teve a primeira reunião experimental na quadra do Parque da Maturidade com a presença de aproximadamente 11 pessoas. Estão previstos encontros nas primeiras sextas-feiras de cada mês e a próxima ocorre neste dia 7 de julho, das 13 às 15 horas, também na quadra do Parque da Maturidade, que fica na rua Indianópolis, 123, Parque Santa Luzia.
Os cuidadores interessados em participar do programa podem se inscrever através do telefone (11) 3164-9555.

SAÚDE FÍSICA E MENTAL

A Sefam argumenta que muitas pessoas, principalmente as mulheres, majoritariamente cuidadoras nos lares, não têm como cuidar adequadamente de si e dos familiares nem de delegar a função para terceiros, o que acaba abrindo espaço para o esgotamento. A Síndrome de Burnout, por sua vez, cujos sintomas são a exaustão física e mental e o estresse, tem afetado muitos profissionais de saúde por terem a responsabilidade de promover o cuidado num ambiente desgastante. As principais consequências são exaustão mental, despersonalização e baixa realização pessoal.
Dentro dessa avaliação, é preciso, portanto, que esses cuidadores se conscientizem da importância de preservar suas saúdes físicas e mentais e descontruam a concepção de que somente o bem-estar dos assistidos importa. O projeto sugere Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) para que os indivíduos tenham participação ativa em sua saúde.
Além de dois psicólogos (Cecília Lércio e Fabrício Brito Luz) e duas assistentes sociais (Núbia Lucindo de Oliveira e Claudete Aparecida Jovino da Silva) na equipe, dois educadores físicos do Parque da Maturidade são convidados para ministrar sessões de alongamento, respiração e ioga.