Início Cidades Jandira recepciona 18 profissionais oriundos do Programa Mais Médicos

Jandira recepciona 18 profissionais oriundos do Programa Mais Médicos

250
0
Foto: Divulgação/PMJ

Médicos generalistas encaminhados às suas unidades devem ampliar atendimento na Saúde de Jandira

O prefeito de Jandira, Henri Hajime Sato, o Dr. Sato (PSDB), recepcionou na semana passada 18 novos médicos que irão atuar na cidade, contratados pelo Programa Mais Médicos, do governo federal. Para a recepção, a Secretaria de Saúde da cidade promoveu um coffee break que permitiu a apresentação de cada um, além de uma conversa com os servidores da pasta.
As boas-vindas ficaram a cargo da secretária de Saúde, Gabriela Rocha; que esteve ao lado do prefeito Sato e sua esposa, primeira-dama e presidente de honra do Fundo Social de Solidariedade, Maria Denilda da Fonseca, Dra. Denilda, ambos médicos.
Segundo a Prefeitura, todos os profissionais contratados são médicos generalistas, o que significa que possuem formação aptidão para lidar com uma variedade de condições de saúde. Essa abordagem, na avaliação da administração municipal, “é fundamental para atenção básica e atenção primária, que são pilares essenciais na promoção da saúde e prevenção de doenças”.
Também de acordo com a Prefeitura, esses médicos já foram homologados para suas respectivas unidades de saúde. Na avaliação da pasta da Saúde, a
Presença deles permitirá o fortalecimento do sistema de saúde local, a redução das filas de espera e o acesso mais rápido aos serviços médicos.
“É um momento de muita alegria e felicidade porque a demanda na questão de médicos sempre foi uma dificuldade muito grande não só no nosso município, mas no Brasil como um todo” declarou o prefeito. “Me sinto feliz por essa conquista da cidade. Os médicos tiveram um olhar diferenciado pelo nosso município”, completou.

2 MIL MUNICÍPIOS

Em sua mais recente incursão no Programa Mais Médicos 2023, o Ministério da Saúde divulgou na quarta-feira da semana passada, dia 5/7, o resultado final da segunda chamada de profissionais. Essa etapa foi destinada ao preenchimento das vagas remanescentes do edital do 28º ciclo do programa, devido ao não comparecimento dos profissionais selecionados na primeira chamada. Ao todo, foram mais de 34 mil inscrições, sendo que mais de 70% dos médicos habilitados se apresentaram nos municípios ainda na primeira etapa do chamamento.
A nível nacional, o Ministério da Saúde disponibilizou 5.968 vagas, distribuídas em quase dois mil municípios brasileiros, com prioridade nas localidades de difícil fixação, alta vulnerabilidade e com maior percentual da população que depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS).

Equipe da Saúde de Jandira promoveu coffee break para recepcionar os novos médicos – Foto: Divulgação/PMJ