Início Cidades Prospera Família inicia segunda etapa de atividades em Barueri

Prospera Família inicia segunda etapa de atividades em Barueri

249
0
O curso de Informática foi uma das opções de escolha das participantes do programa - Foto: Adalberto Albuquerque

O Prospera Família, programa do governo do Estado de São Paulo, é desenvolvido nos municípios através dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e atende famílias monoparentais inscritas no Cadastro Único, com crianças na primeira infância e com renda per capita de até R$ 210,00. O programa visa geração de renda, empreendedorismo, capacitação e orientação profissional com a ideia de promover mobilidade social e romper com o ciclo de perpetuação da pobreza, por meio do estímulo à geração de renda, inclusão produtiva e proteção integral das famílias.
Em Barueri, o Propospera Família começou em janeiro de 2023 e está sendo realizado em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sad), através dos seis Cras do município.
Dividido em 3 etapas – Desenvolvimento Humano; Capacitação para o Trabalho e Empreendedorismo -, o programa deve durar 10 meses e, ao longo desse tempo, as famílias participantes recebem, mensalmente, uma transferência de renda para subsistência, no valor de R$ 130,00. Ao final, o participante pode receber até 2 mil reais para empreender seu próprio negócio.
Na primeira etapa, ocorreram 9 encontros nos Cras para que os tutores conhecessem a realidade dos participantes com o objetivo de revelar as habilidades e talentos de cada um.
Nesta semana, dia 18, cerca de 130 participantes do Prospera Família em Barueri iniciaram, na sede Sads, a segunda etapa do programa, chamada de Capacitação para o Trabalho e Empreendedorismo. Nesta fase, as participantes puderam escolher entre os cursos de Informática, Manicure/Pedicure, Assistente de Cabeleireiro e Técnicas de Vendas.
Como o Prospera é destinado a famílias monoparentais, em sua maioria mães solo, a Secretaria montou uma estrutura para receber as mães e seus filhos. As crianças, divididas por faixa etária, foram acomodadas em salas com brinquedos, atividades e monitores.
Esta segunda fase do Prospera será encerrada em 13 de setembro.