Início Esportes Seleção feminina de futebol estreia na Copa do Mundo contra o Panamá

Seleção feminina de futebol estreia na Copa do Mundo contra o Panamá

369
0
Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Brasil estreia contra Panamá campanha por título inédito no futebol feminino

A seleção brasileira feminina está entre as 32 que tentarão conquistar o título da 9ª Copa do Mundo feminina de futebol iniciada na quinta-feira, 20 de julho. Esta é a primeira vez que a competição reúne o mesmo número de equipes da configuração do torneio masculino e também que terá sede em dois países, a Austrália e a Nova Zelândia, ambos países da Oceania.
As concorrentes ao troféu comporão na fase de classificação 8 grupos de 4 cada, das quais as 2 melhores avançarão para as oitavas de final, etapa que passará a ter partidas eliminatórias.
O sorteio para a montagem dos grupos colocou o Brasil no F. O grupo convocado pela treinadora Pia Sundhage almeja ser o primeiro a faturar a taça para o país e iniciará sua jornada enfrentando, nesta ordem, Panamá, França e Jamaica, nos dias 24 e 29 de julho e 2 de agosto, às 8, às 7, e às 7 horas de Brasília (DF), respectivamente, todas em cidades australianas.
Atual campeã, a seleção dos Estados Unidos da América caiu no E junto com Vietnã, Holanda e Portugal. Os demais blocos estão assim divididos: Grupo A – Nova Zelândia, Noruega, Filipinas e Suíça; Grupo B – Austrália, Irlanda, Nigéria e Canadá; Grupo C – Espanha, Costa Rica, Zâmbia e Japão; Grupo D – Inglaterra, Haiti, Dinamarca e China; Grupo G – África do Sul, Itália e Argentina e Suécia; e Grupo H – Alemanha, Marrocos, Colômbia e Coreia do Sul.
As anfitriãs Nova Zelândia e Austrália estrearam na quinta-feira, 20/7, contra Noruega e Irlanda, respectivamente. As neozelandesas ganharam da Noruega por 1×0 e as australianas repetiram o placar, vencendo também as irlandesas por 1×0.

MARTA PÁRA DEPOIS DO MUNDIAL

Com destaque para a meio-campista Marta (Orlando Pride), já eleita seis vezes a melhor do mundo e que após sua sexta Copa do Mundo vestindo a camisa verde e amarela irá se aposentar, a técnica Pia Sundhage convocou para defender a seleção barsileira Letícia Izidoro (Corinthians), Bárbara (Flamengo) e Camila (Santos), goleiras; Antônia (Levante), Bruninha (Gotham FC), Kathellen (Real Madrid), Lauren (Madrid CFF), Mônica Hickman (Madrid CFF), Rafaelle (Orlando Pride) e Tamires (Corinthians), laterais e zagueiras; Duda Sampaio (Corinthians), Kerolin (North Carolina Courage), Luana (Corinthians), Adriana (Orlando Pride), Ana Vitória (PSG) e Ary Borges (Racing Louisville), meio-campistas; Andressa Alves (Houston Dash), Geyse (Barcelona), Nycole (Benfica), Bia Zaneratto (Palmeiras), Debinha (Kansas City Current), Gabi Nunes (Levante). As atletas Tainara (Bayern de Munique), Aline Gomes (Ferroviária) e Angelina (OL Reign) serão suplentes.
Nesta semana, a atacante Nycole foi cortada em razão de contusão sofrida durante os treinos.

Seis vezes melhor do mundo, a brasileira Marta (camisa azul) deve se aposentar depois desta Copa do Mundo – Foto: Lucas Figueiredo/CBF