Início Esportes Palmeiras, São Paulo e Corinthians vão às quartas de finais das copas...

Palmeiras, São Paulo e Corinthians vão às quartas de finais das copas continentais

237
0
Palmeiras (uniforme alviverde) e Atlético MG empataram sem gols na Arena Palestra, resultado que classificou os paulistas - Foto: Pedro Souza/Atlético

O Palmeiras enfrentará o Deportivo Pereira (Colômbia) pelas quartas de final da Copa Libertadores da América em 23 e 30 de agosto, caso a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) não mude as datas que inicialmente divulgou para o confronto, cujo jogo de volta está programado para a Arena Palestra. Em busca do tetra, o Verdão despachou o Atlético Mineiro com o empate sem gols registrado na quarta-feira, 9 de agosto, depois de vencer o Galo por 1×0, em Belo Horizonte, uma semana antes. Em sua primeira Libertadores, o clube colombiano conhecido por El Lobo eliminou o Independiente Del Valle, do Equador (1×0 e 1×1).
O Internacional (RS) também chegou às quartas de final, mas de forma mais tensa: ganhou na terça-feira, 8, do River Plate (Argentina) por 9×8, em cobranças de pênaltis. Durante o tempo regulamentar, o Colorado ganhara por 2×1, mesmo placar do embate verificado em Buenos Aires, em favor dos argentinos. O adversário dos colorados na próxima fase será o Bolivar (Bolívia), responsável por tirar o Athletico (PR) da competição. Em La Paz, Los Celestes aplicaram 3×1, caíram em Curitiba por 2×0, e foram mais eficientes ao bater penalidades: 5×4.
Na noite de quinta-feira, 10, quando esta edição foi fechada e o Flamengo foi ao Paraguai com uma vantagem de 1×0 na bagagem, mas sofreu o revés diante do Olimpia e acabou derrotado por 3×1, ficando de fora da competição. O time paraguaio, agora, irá disputar a próxima fase contra outro carioca, o Fluminense, que superou o Argentinos Juniors nas oitavas de final com empate por 1×1, fora de casa, e vitória por 2×0, no Maracanã.

COPA SUL-AMERICANA

Depois de eliminar o Newell’s Old Boys no meio da semana, o Corinthians duelará com outro argentino pelas quartas de final da Copa Sul-Americana: o Estudiantes de La Plata virá à Arena Itaquera para cumprir o jogo de ida, inicialmente marcado para 22 de agosto. O Timão segurou o 0x0 em Rosario, casa do Newell’s Old Boys, na terça-feira, 8, e pôde ir adiante beneficiado pelos 2×1 do primeiro jogo. O Estudiantes marcou 3×0 e 2×0 contra o Goiás, respectivamente em seu reduto e em Goiânia (GO).
São Paulo e Bragantino decidiram a sorte de cada um na noite de quinta-feira, 10. O tricolor precisava reverter derrota por 1×0 sofrida em Buenos Aires diante do San Lorenzo para ter direito de encarar a LDU/Equador e, diante do Morumbi lotado de torcedores, bateu os argentinos por 2×0 ficando com a vaga. O Massa Bruta, por sua vez, havia empatado por 1×1 diante do América, dia 3, em Belo Horizonte (MG) e, mesmo com vantagem no marcado, acabou cedendo o empate em 3×3 no finalzinho da partida. A decisão foi para as penalidades máximas e os mineiros foram mais eficientes, ganhando por 4×3. Agora, a próxima fase terá outra disputa entre brasileiros, já que o América será o adversário do Fortaleza.
Outro brasileiro classificado às quartas de final da Sul-Americana é o líder do Brasileirão 2023 (ver matéria nesta página). O Botafogo (RJ) superou o Guaraní (Paraguai) e doravante terá pela frente o Defensa y Justicia (Argentina).