Início Cidades Prefeitura de Osasco amplia captação de água da chuva para evitar enchentes...

Prefeitura de Osasco amplia captação de água da chuva para evitar enchentes em Quitaúna

584
0
Foto: Caio Henrique

Troca de aduelas e novas bocas de lobo preveem melhor escoamento da água e fim das enchentes em Quitaúna

Homens e máquinas da Secretaria de Serviços e Obras da Prefeitura de Osasco vêm trabalhando há algumas semanas na canalização de águas pluviais que cortam diversas vias urbanas e formam a chamada Bacia de Quitaúna, região localizada na zona Sul da cidade e que sofre sistematicamente com enchentes.
As ações ora desenvolvidas são voltadas à maior captação de águas da chuva em ruas como Alzira Perez Xavier, Maestro Vahakn Minassian, Floriano Peixoto, Nossa Senhora da Conceição Aparecida e Luiz Henrique de Oliveira. Essas vias apresentam problemas nos temporais de verão porque ficam na parte baixa de Quitaúna e recebem parte da água que vem do Jardim Pestana, posicionado no outro extremo, em parte mais alta. O declive de algumas ruas que saem do Pestana em direção a Quitaúna chega a ser de 25 metros em alguns pontos, o que faz com que a água corra mais rapidamente na direção do Ribeirão Carapicuíba, situado após as ruas citadas.
Na canalização, a Prefeitura está substituindo aduelas estreitas (1m de largura x 1m de altura) por outras mais largas e mais altas (3m de largura x 1,5m de altura), o propondo-se a facilitar o escoamento da água.
Para distribuir melhor a água que desce em direção a Quitaúna, a Prefeitura pretende aumentar a quantidade de bocas de lobo do trecho entre a rua Marechal Edgar de Oliveira, na parte alta do Jardim Pestana, até a rua Leonil Crê Bortolosso, posicionada paralelamente ao Ribeirão Carapicuíba, na divisa com o município vizinho.
Ao todo, segundo a administração municipal, a obra de canalização – instalação das aduelas mais amplas e novas tubulações de bocas de lobo – terá 2.754 metros. A previsão é que a obra seja concluída até o primeiro semestre do próximo ano.
Na quinta-feira da semana passada, dia 3/8, o prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos), esteve no local das obras a fim de fiscalizar o andamento das ações. Ele esteve acompanhado do secretário de Obras, Waldyr Ribeiro; e do adjunto, Persival Santi,
“Quando assumimos a administração, um dos nossos maiores desafios era combater as enchentes em nossa cidade. Estamos trabalhando para isso. Com essas obras, se Deus quiser esses problemas em breve farão parte do passado”, disse o prefeito.

Na semana passada, o prefeito Rogério Lins fiscalizou o andamento das obras – Foto: Caio Henrique